Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sonhador 995
Por: Inventário de Sonhos, 5 de junho de 2020

Furar a quarentena

Esta história contém:

Furar a quarentena

Combino de me encontrar com colegas, como se fosse uma reunião de trabalho de emergência, no meio da pandemia. Porém, com todos utilizando, ao menos aparentemente, as máscaras de proteção. Ao final, uma parte se despede e vai embora para casa o quanto antes. Dois colegas que ficaram me convidam para ""furar"" a quarentena, para irmos numa festa ou bar funcionando clandestinamente. Os acompanho entre um local e outro, e percebo que, repentinamente, me encontro sem a máscara. Procuro na mochila que carrego alguma máscara reserva. Ao notar que estou de alguma forma desprotegido diante da contaminação, decido ir embora do local, demonstrando preocupação com o risco de ser infectado. Outro frequentador do estabelecimento que estava presente, chega a zombar de mim pelo fato de eu estar me retirando, sem se importar com a questão de eu estar sem a máscara. Tento cobrir o rosto de alguma forma, enquanto vou me retirando do local, já bastante tenso e preocupado com a exposição.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Penso que, de certa maneira, o sonho evoca o desejo de restabelecer os laços sociais já deteriorados pelo distanciamento social. Contudo, ao mesmo tempo, o sonho também traz o insuportável do risco de contaminação caso haja o rompimento da quarentena imposta. Não é a toa que o sonhador acorda logo após o medo da contaminação tomar uma proporção avassaladora. Nesse sentido, fica a questão: você está disposto a pagar o preço pelo seu desejo? Até porque o preço do seu desejo pode custar caro aos outros, nossos semelhantes e familiares.

Palavras-chave: trabalho, máscara, quarentena, festa

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Furar a quarentena
Data: 5 de junho de 2020
Personagem: Sonhador 995
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.