Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Fundec – Programa Completo

Esta história contém:

Fundec – Programa Completo

P - Bom, a gente vai começar a nossa entrevista e vou pedir pra você falar de novo seu nome completo, o local e a data de nascimento. R - É Francisco Nilton Cisne Vasconcelos, eu nasci em Santana do Acaraú, Ceará, dia 18 de junho de 47. P - E, Francisco, qual era o nome dos seus pais e a atividade profissional deles? R - É, o meu pai é João Adeodato de Vasconcelos, ele foi uma pessoa autodidata, apesar de ter só o 2º ano primário, mas foi juiz de paz, foi interventor, foi prefeito, delegado e era, assim, ele tinha um orgulho muito grande por ter sido nomeado pessoalmente por Getúlio Vargas e ele fazia um papel de representante também do Banco do Brasil no interior. A minha mãe era Maria da Conceição Lima Vasconcelos, todos os dois já falecidos e recentemente, em 94, houve uma comemoração na cidade de Natal em homenagem ao meu pai, aos 100 anos dele e nós ficamos, assim, toda a família foi reunida lá em Santana do Acaraú. Eu saí já muito cedo de lá, eu saí com 5 anos de idade, que eu fui acometido de paralisia infantil e meu pai sempre preocupado em que eu obtivesse um tratamento, que eu quase não andava, então a gente trocou um centro mais desenvolvido para poder obter tratamento. P - E aí você mudou para onde? R - Eu fui, primeiramente para Fortaleza, depois para Recife, e, em 60 eu fui para o Rio, a ABBR eu era repórter da Manchete e me levou para lá, mas naquela época estava tudo vindo para Brasília, então eu vim pra cá também em 20 de junho de 60. E fiquei no Hospital Sara Kubistchek, foi inaugurado logo depois, era só um bloco pequeno ali na W3 e eu fiz 3 cirurgias no Hospital Distrital, hoje Hospital de Base que fica em Brasília, passei 1 ano e 8 meses internado e graças à Deus melhorou muito o meu problema físico. P - Eu queria que você falasse um pouco da sua infância, das brincadeiras, dos colegas... R - Eu tive uma infância, assim, muito feliz, sabe, meus pais muito religiosos e como...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Fundec – Programa Completo
Local de produção: Brasília (df)
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Desafios de Nutrir
Texto

Monica Aiub Morégola da Costa Neves

Desafios de Nutrir
Nas trincheiras pela Ambev
Texto

Frederico Jorge de Sousa Boabaid

Nas trincheiras pela Ambev
Pensando o social fora da caixa
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.