Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 22 de setembro de 2004

Francisco Porto Negrão

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Francisco Porto Negrão, nascido em Santos, no dia primeiro de outubro de 1941.

INGRESSO NA PETROBRAS

O meu ingresso na Petrobras aconteceu em 1962 e foi quando da formação do quinto grupo para introduzir o turno de seis horas. Então, a Refinaria (RPBC) trabalhava até aquela data com quatro grupos de oito horas e passou a trabalhar com cinco grupos de seis. Nessa época abriram algumas vagas aí, eu vinha até tentando já entrar no quadro de operadores de processo, mas não consegui, então entrei na área administrativa mesmo. Entrei na área administrativa, fiquei durante um ano e meio, mais ou menos, e depois, através de concurso, passei para o setor operacional, onde eu fiquei até aposentar.

HISTÓRIAS / CAUSOS / LEMBRANÇAS

Histórias marcantes, engraçadas também tiveram bastantes, mas uma que me marcou muito mesmo foi quando eu já era supervisor de operação, trabalhava na casa de força e nós tivemos a explosão de um tanque de combustível que alimentava toda a casa de força. Era uma madrugada fria e com essa explosão a noite acabou esquentando para nós, porque tivemos muito trabalho e conseguimos não parar nenhuma caldeira da casa de força. Mesmo explodindo o nosso tanque de óleo combustível, a gente alimentou algumas caldeiras com resíduo de vácuo e outras com óleo combustível alimentando direto da área de tanques. Então, sem o tanque principal de alimentação de óleo combustível, a gente manteve a refinaria toda operando. Foi uma noite de muito trabalho, mas com bom resultado. E isso é muito marcante para mim. Era uma noite muito fria, como eu te falei, ventava gelado e esse tanque tinha um selo de vapor, no topo dele, na ventilação dele tinha uma selagem de vapor justamente para não ter contato com a atmosfera, com risco de descargas elétricas e tal. E essa tubulação de vapor estava mal isolada, acabou esfriando demais, então condensou e não chegava vapor para fazer a selagem em cima e,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.