Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Francisco Gilson
Por: Francisco Gilson, 11 de fevereiro de 2024

Francisco Gilson - Uma História de Luta e Superação

Esta história contém:

Francisco Gilson - Uma História de Luta e Superação

Eu me chamo Francisco Gilson, tenho 50 anos. Eu venho de uma família desestruturada. Ainda na minha infância já para adolescente, minha mãe descobriu que meu pai tinha uma outra mulher e a partir daí a nossa vida foi aos poucos caminhando para o fundo do poço. Minha adolescência foi marcada por muita violência, agressão e brigas constantes dentro de casa. Meu pai foi se entregando cada dia mais no alcoolismo, perdeu emprego e tudo foi ficando muito difícil. Ele vendeu o apartamento em que morávamos, saiu de casa e literalmente eu e minha mãe ficamos na rua. Ela então foi acolhida na casa de um senhor que uma colega dela arrumou para ela ficar e eu fiquei bolando nas ruas por uns dias. Ficava na rua e a noite escondido ia dormir na escada do prédio onde minha mãe estava de favor. Depois fui morar dentro de uma escola em que eu comecei a trabalhar, no Rio de Janeiro ainda. Mas foi ficando muito difícil ficar lá e minha mãe também não estava mais aguentando ficar onde ela estava. Resolvemos vir para Fortaleza. De ônibus porque era o que dava naquele momento. Só eu e ela. Meu pai até então estava sumido e minha irmã saiu de casa no meio de toda essa situação, revoltada e não quer mais qualquer tipo de contato nem comigo e nem com a mãe. Aqui em Fortaleza a luta é muito grande. Batalhei, consegui trabalhar, sempre alugando um cantinho para gente morar, com muita luta. Na pandemia perdi meu emprego e até hoje venho vivendo sem emprego fixo, fazendo trabalhos avulsos quando aparecem. Já fomos para o despejo duas vezes, fui para as redes sociais pedir ajuda e hoje as coisas continuam muito difíceis porque não é fácil conseguir emprego na minha idade. As vezes passamos aqui quase sem alimentos dentro de casa, muita luta. Eu tenho depressão há mais de 10 anos, essa é outra grande luta na minha vida. Minha história é muito difícil, tentei aqui colocar um pouco resumidamente do que foi e tem sido.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.