Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 16 de fevereiro de 2005

“Casa fantasma.”

Esta história contém:

“Casa fantasma.”

Vídeo

Meu nome é Francisco Francinaldo Rafael de Oliveira. Nasci em uma pequena cidade do interior da Paraíba, chamada Santa Cruz, em 24 de outubro de 1964.

Não entrei na Petrobras de uma forma esperada. Não foi nada programado. Estava fazendo o curso preparatório para o concurso do Banco do Brasil e fui avisado que teriam aberto inscrições para a Petrobras. Quem nos informou nem sabia para qual atividade seria. Toda a nossa turma partiu para a cidade de Alto do Rodrigues, para se inscrever. Todos fomos aprovados Grande parte, hoje, está na Petrobras. Prestei concurso para Praticante de Produção em 1985.

Me dedicaria à atividade de poços, à área de produção propriamente dita. Estou nessa função até hoje. O nome é que foi alterado, ao longo das mudanças na carreira de RH. Hoje, sou Operador II. A carreira abrange Operador I, Operador II, Auxiliar Técnico de Operação de Produção e Técnico de Operação de Produção. É uma carreira multidisciplinar, onde podemos atuar em diversas atividades. Passei pelas atividades de Transporte, pela área de Comunicação Empresarial, pelos Serviços Gerais e, hoje, estou na Gerência de Programação e Controle, que é uma Controladoria, uma atividade onde analisamos, de forma macro, todos os números do nosso Ativo de Produção. Uma espécie de Assessora do Gerente do Ativo para tomada de decisões.

Hoje, meu trabalho é feito, em sua maior parte, dentro de um escritório. Mas, já trabalhei na área terrestre no Campo de Canto do Amaro. Trabalhava na Área de Produção, diretamente com os poços. Tive um certo privilégio, porque o Canto do Amaro é nosso maior produtor terrestre. Quando ingressei na Empresa, o Campo só tinha seis poços. Hoje, é nosso maior produtor terrestre. No Campo do Livramento fomos os pioneiros. Recebemos o Livramento 2, o maior produtor terrestre da região. Foi uma época de instalações minúsculas, de um “telhadozinho de aço”, do vaso separador e dos tanques....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.