Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 14 de janeiro de 2005

Francisco Eduardo Alves Massa

Esta história contém:

Francisco Eduardo Alves Massa

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Francisco Eduardo Alves Massa. Nasci no Rio de Janeiro, em nove de fevereiro de 1956. FAMÍLIA Meu pai chama-se Francisco Massá Filho e minha mãe, Maria Alves Massá. O meu pai é advogado. Na época do antigo Estado do Rio, era promotor de justiça. Ele advogava na Guanabara e exercia atividade no Ministério Público como promotor em várias comarcas. Rodou o Estado todo. Nas férias, eventualmente, ia com ele. Andei por Miracema, Rio das Flores, Valença. Meu pai, hoje, já está aposentado, mas, mesmo assim, continua exercendo sua profissão. Ele tem um escritório de advocacia e não consegue parar de trabalhar. Está com 72 anos. Minha mãe era dona de casa. Somos quatro filhos. Ela se dedicou à família e à casa. Meu avô paterno se chamava Francisco Massá e a minha avó, Antônia Nardine Massa. Por parte de mãe, o meu avô se chamava Pedro Alves de Lima e minha avó era Virgínia Ferreira Barreto. Meus avós, por parte de mãe, eram do interior do Rio Grande do Norte. Minha mãe veio para o Rio de Janeiro aos nove anos de idade. Ela reporta que veio num navio e passou mal. Aqui, meu avô trabalhou como operário. No Nordeste, trabalhava no sertão, no roçado. Lembro dele vagamente, porque ele morreu quando eu tinha uns quatro ou cinco anos de idade. Por parte de pai, meus avós eram italianos. Meu avô imigrou para o Brasil. Aqui, trabalhou como operário da indústria de mármore. Trabalhava na Rodovia Rio-Petrópolis. Eles moravam em Higienópolis. Lembro mais dele, porque eu já tinha uns 12 anos de idade quando ele faleceu e pude conviver mais com ele. Com as minhas duas avós convivi bastante. Elas tiveram uma vida mais longa. A origem do nome da nossa família é italiana. É de uma região próxima a Gênova, na Itália. Até hoje tenho parentes lá. Eles moram na cidade de La Spezia. Tive a oportunidade de conhecer esta cidade quando estava no exterior. Fiz uma viagem para lá em 1996 e...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Pensando o social fora da caixa
Texto
O prazer de viver, trabalhar e aprender
Texto

Maria Helena Langoni Stein de Melo

O prazer de viver, trabalhar e aprender
O surgimento da internet no Brasil
Vídeo Texto

Silvia Helena Perche Bassi

O surgimento da internet no Brasil
Uma vida, um banco e uma história
Texto

Cleonice Rodrigues Fernandes dos Reis

Uma vida, um banco e uma história
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.