Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 15 de fevereiro de 2005

Pregando peças.

Esta história contém:

Vídeo

Meu nome é Francisco Diógenes de Medeiros. Nasci no dia 09 de maio de 1958.

Ingressei na Petrobras em novembro de 1978, através de um concurso público realizado em Natal, no Rio Grande do Norte. Depois deste concurso, fui para Aracaju fazer o curso de formação.

Fui para Aracaju, onde fiz um curso teórico de seis meses de duração. Passei um ano estagiando. Fui um dos pioneiros na UN-RNCE. Quando cheguei, só existia a parte de Exploração e Produção Marítima. Teve início a Produção Terrestre e, a partir daí, a atividade foi crescendo. Quando entrei, não existia atividade na Área Terrestre e a Área Marítima resumia-se aos Campos de Ubarana e Agulha. A partir de 1981, em Mossoró, foram sendo descobertos novos campos. Hoje, há uma estrutura toda completa e uma condição favorável para se trabalhar.

Sempre achei a Petrobras um desafio. Quando iniciei minha atividade de Exploração e Avaliação, a própria Avaliação de Formação era um desafio. Ao trabalhar em uma operação de avaliação, temos a expectativa de saber se veio óleo ou gás. Quando trabalhei em poços pioneiros e via um poço surgir, tinha o sentimento de estar contribuindo para o país. Fui testemunha do surgimento da maioria dos campos de petróleo do Estado do Rio Grande do Norte.

Pássaro e maionese Sou uma pessoa que levo meu trabalho a sério. Certa época, ia passando pelo corredor da plataforma e um pássaro do mar estava lá. Achei interessante e estranho estar no meio do mar e ter um pássaro no corredor da plataforma. Peguei esse pássaro, coloquei-o em uma caixa, fui até o refeitório para alimentá-lo. Iria soltá-lo no dia seguinte e deixei-o descansando. Estava com um problema de obstrução nasal e junto de um amigo, fui até a enfermaria pedir um descongestionante nasal. O rapaz me deu um similar cheio. Quando fui dormir, não conseguindo respirar direito, busquei aquela medicação que estava guardada. Vez por outra, colocava aquilo no nariz e...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Privilégio por participar da Petrobras
Vídeo Texto

Maurício França Rubem

Privilégio por participar da Petrobras
Uma outra história sobre a Petrobrás
Vídeo Texto
Vale a pena sempre lutar
Vídeo Texto

Germino Borges dos Anjos

Vale a pena sempre lutar
Alçou voo para defender direitos para o trabalhador
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.