Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Eu me chamo Rosangela Maria de Lima Silva, sou pescadora artesanal desde os meus 7 anos de idade, sou moradora de Serrambi, no município de Ipojucae e nunca tinha vivido um trauma terrível como estou vivendo com a chegada desse Maldito óleo. No dia em que esse óleo chegou na praia da Barra de Sirinhaém fiquei aflita, peguei minhas luvas, um saco de ração vazio e 2 garrafas de água e fui pra praia aguardar a chegada do óleo, sendo que ele não chegou, fui pra casa descansar. Pela manhã, às 05 horas da manhã do dia 19 de Outubro, meu celular tocou: era o óleo que tinha chegado na enseadinha e no pontal de Maracaipe. Foi o pior dia que vivemos, me organizei e fui limpar a praia; assim que cheguei vi muitas pessoas desesperadas tirando toda as pequenas partículas e não me preocupei com o que iria acontecer com minha saúde, só entrei na água e peguei tudo o que consegui. Olhei pra beira da praia vi minhas sobrinhas todas meladas de óleo mas estávamos salvando o nosso ganha pão, pois é de lá que tiramos os mariscos que vedemos pra sustentar a nossa família. Cheguei na praia as 9 horas da manhã e saímos de lá as 19 horas da noite: eu e minha irmã, minha filha e minhas sobrinhas todas cansadas, com fome e com sede. Nós tivemos o privilégio de ganhar água gelada, frutas e sanduíches pra aliviar a fome, nesse dia não almoçamos, mas chegamos em casa com a certeza de que salvamos o nosso mar! Eu hoje fico revoltada em ver que o governo criticou a nossa atitude de ser voluntário pra salvar o meu lugar de trabalho, é a minha vida e a vida de cada pescador que estava em jogo, o óleo chegou e a gente tirou e se chegar novamente a gente tira de novo. O presidente queria que deixássemos o óleo pra o exército tirar, sendo que o exército chegou 3 dias depois. Eu não iria deixar o óleo ficar ali na beira da praia contaminando os meus mariscos, eu faço o que for possível pra salvar o meu território Pesqueiro!

Fechar

Serrambi

Dados da imagem Serrambi

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Rosangela Maria de Lima Silva

História:
Foi o pior dia que vivemos

Tipo:
Fotografia

Serrambi

Dados da imagem Serrambi

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Rosangela Maria de Lima Silva

História:
Foi o pior dia que vivemos

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.