Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: roberta lira dos santos, 23 de dezembro de 2025

filha do êxodo rural

Esta história contém:

filha do êxodo rural

Vídeo

é meu nome é Roberta Lira Martins São Paulo torcida do êxodo rural Meu pai saiu do Sertão para São Paulo ele não ele tá também não sabia escrever o nome lá ele conheceu minha mãe minha mãe era secretária numa escola de inglês cresceu aqui em Recife ela foi criada após o falecimento da minha avó ela foi criada por uma escola chamada escolar com freiras trabalhava né para ir lá uma freira perceber que era muito interessado em estudar e deu oportunidade a ela de fazer o que a gente chamar chamada de normal né e assim ela conseguiu finalizar os estudos dela meu pai não tem então quando ele chegou em São Paulo que ele para WhatsApp pela minha mãe eles se conheceram e verbo eu depois eu eu e aí a gente veio para aqui para Recife onde nasceu meu irmão a gente veio no portãozinho e segunda aqui eu fui criada em Jaboatão Muribeca e os meus pais conseguirem tem estrutura suficiente para manter a escola teve acesso a estudo a saúde né lazer e eu assim né hoje em dia eu consegui me formar estados pública minha irmã também esse é meu irmão também então Graças aos esforços dos meus pais né rede de apoio que sempre sempre existe uma garantia e se minha mãe conseguiu terminar também o meu pai chegou ainda nome da cidade que tem uma também uma grande conquista e felizmente Nós perdemos minha mãe assim há alguns anos já vi isso e agora nesse momento eu estou com 40 semanas e estou aqui para contar um pouquinho da minha história

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.