Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Sou Maria de Fátima Barbosa Santos, POIE na EMEF Fagundes Varella, vou contar um fato importante para mim, a Festa Junina da minha 4ª série.

Por volta do mês de maio de 1978, abriu na escola que estudava (antiga EE Jardim Salete), inscrição para o concurso de miss caipirinha, como era antigamente, vencia quem vendesse o maior número de votos, animada me inscrevi e comecei a vender meus votos.

Juntamente com o concurso às professoras ensaiavam a quadrilha com seus alunos, lembro que minha professora escolheu como par para mim justamente um menino que eu “gostava”, fizemos todos os ensaios juntos, porém ele sempre me dizia que não ia dançar no dia da apresentação, e isso me deixava chateada, pois tinha medo de não dançar por falta de parceiro. O tempo passou, o dia da festa chegou, vendi muitos votos, mas não o suficiente para ganhar, pois tinha uma concorrente muito forte, a filha do prefeito da cidade, então fiquei em segundo lugar e ganhei uma gargantilha linda com rosinhas de prata, o meu parceiro que já estava decido a não dançar mudou totalmente de opinião quando me viu pronta, com um lindo vestidinho de chita e rendinhas que minha mãe, muito caprichosamente, fez para mim. Essa é uma pequenina parte da minha história.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Gado ficava mansinho comigo
Vídeo Texto

Ovídio Gonçalves Aragão (Sr. Inácio)

Gado ficava mansinho comigo
O Congado em minha vida
Vídeo Texto

Marlene da Trindade

O Congado em minha vida
Se lembro? Tudo me lembro!
Vídeo Texto

João Batista dos Santos

Se lembro? Tudo me lembro!
Cultura: Uma vacina da violência
Vídeo Texto

José Antônio Péres de Carvalho (Tião Carvalho)

Cultura: Uma vacina da violência
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.