Sou Maria de Fátima Barbosa Santos, POIE na EMEF Fagundes Varella, vou contar um fato importante para mim, a Festa Junina da minha 4ª série.
Por volta do mês de maio de 1978, abriu na escola que estudava (antiga EE Jardim Salete), inscrição para o concurso de miss caipirinha, como era antigamente, vencia quem vendesse o maior número de votos, animada me inscrevi e comecei a vender meus votos.
Juntamente com o concurso às professoras ensaiavam a quadrilha com seus alunos, lembro que minha professora escolheu como par para mim justamente um menino que eu “gostava”, fizemos todos os ensaios juntos, porém ele sempre me dizia que não ia dançar no dia da apresentação, e isso me deixava chateada, pois tinha medo de não dançar por falta de parceiro. O tempo passou, o dia da festa chegou, vendi muitos votos, mas não o suficiente para ganhar, pois tinha uma concorrente muito forte, a filha do prefeito da cidade, então fiquei em segundo lugar e ganhei uma gargantilha linda com rosinhas de prata, o meu parceiro que já estava decido a não dançar mudou totalmente de opinião quando me viu pronta, com um lindo vestidinho de chita e rendinhas que minha mãe, muito caprichosamente, fez para mim. Essa é uma pequenina parte da minha história.