Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Fernando Maia

Fernando Maia | Histórias (in)Visíveis

Esta história contém:

Fernando Maia | Histórias (in)Visíveis

Vídeo

Os meus pais eram daqui, mas foram à Rodésia para trabalhar, e tiveram lá os filhos: eu e a minha irmã. A nossa família era feliz e tive uma infância muito boa lá. Tínhamos espaço para brincar, para nos metermos em sarilhos e explorar. Houve uma vez em que subi a um telhado para desbravar a região e não consegui descer, a minha mãe ficou apavorada, pobrezinha. Fiquei lá no telhado muito tempo, à espera que o meu pai voltasse do trabalho para me resgatar. Hoje costumo sentar-me calmo a relembrar daquele menino ativo e curioso que fui e essa memória engraçada salta-me sempre à cabeça. Adorava passear entre as ruas largas, conhecia cada pedacinho da vizinhança, sentia-me um descobridor de mundos.

Quando os meus pais decidiram enviar-me para Portugal, vim viver com os meus tios devido à guerra que estava a eclodir nas nossas colónias, tudo foi tão diferente. Estava habituado ao espaço e à liberdade que tinha e, de repente, vi-me numa residência pequena entre as ruas estreitas de Alfena, mas um bom explorador sabe adaptar-se às circunstâncias. Sempre gostei de me maravilhar com as coisas, então recomecei a minha vida aqui com disposição em encarar a novidade.

Comecei a trabalhar muito cedo. Tive muitos empregos ao longo da minha vida, nunca fui de ficar parado por muito tempo. Gostava de viajar e descobrir novos lugares. Desbravava as estradas do país de cima a baixo com a minha mota, na companhia do meu melhor amigo. Foram bons tempos. Quando o meu amigo foi para a tropa eu tive de continuar as minhas aventuras sozinho, mas a vida não permite que andemos sempre em aventuras, e a minha encontrou uma maneira de me fazer parar um pouco quando sofri um acidente que me deixou meses hospitalizado. É engraçado pensar que sempre tive mota e nunca tive problemas, que isso só aconteceu quando resolvi trocar as duas rodas por quatro. Talvez se nunca tivesse deixado a mota, o acidente de carro que tive 1 semana depois, não teria acontecido,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.