Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 17 de março de 2009

Fernando Leite Siqueira

Esta história contém:

Fernando Leite Siqueira

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Fernando Leite Siqueira, eu nasci em Miracema, noroeste do Estado do Rio de Janeiro, em 19 de maio de 1941.

MONOPÓLIO / REVISÃO CONSTITUCIONAL

Na Petrobras, fui superintendente de empreendimentos da Bacia de Campos e da Bacia de Santos. Eu me aposentei porque no Senado tramitava um projeto de revisão constitucional que quebraria o monopólio estatal do petróleo. Como eu já tinha tempo suficiente para me aposentar, aproveitei e me aposentei para ir à Brasília. No ano anterior, a gente tinha ido à Brasília pela Petrobras, na época do governo Itamar. Ele incentivou que as empresas mandassem os empregados à Brasília para dar subsídio aos parlamentares. Fomos e nossa atuação foi coroada de êxito, a Petrobras deu um apoio muito grande, em termos de publicações etc. A revisão constitucional não aconteceu. No ano seguinte, em 1995, o Fernando Henrique assumiu e fez o decreto nº. 1403 proibindo a ida de empregados estatais à Brasília. Então, eu tive que me aposentar e levar comigo mais um aposentado. Como a Aepet [Associação dos Engenheiros da Petrobras] não tinha mais cacife para bancar a ida de muita gente, um dos nossos colegas aposentou-se e foi morar em Brasília. Assim, nós três fizemos um trabalho junto aos parlamentares. Mas, infelizmente, o rolo compressor foi muito grande e o Fernando Henrique conseguiu quebrar o monopólio estatal do petróleo.

COTIDIANO DE TRABALHO

Em 1982, eu entrei para a Aepet. Ela fazia um trabalho de estudo da engenharia na Petrobras, o que deu um fruto muito bom. Aquilo me entusiasmou. Eu integrei esse grupo, coordenado pelo Diomedes Cesário, então presidente nosso, uma grande figura. Infelizmente, ele sofreu um acidente, foi atingido por uma bala perdida e ficou paraplégico, mas continua lúcido, competente; é uma das pessoas mais éticas que eu conheço. O Diomedes coordenava esse grupo de trabalho que estudou a função de engenharia na Petrobras. Nós entrevistamos todos os...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.