Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Jair Delcorso
Por: Isabella Delcorso Cury de Mello, 19 de fevereiro de 2019

Feliz Natal: a história de Jair Delcorso - parte 1

Esta história contém:

Feliz Natal: a história de Jair Delcorso - parte 1

PREFÁCIO

Meu avô faleceu no dia 24 de dezembro de 2010, véspera de Natal. Passei a virada para o dia 25 de dezembro, aos pés de seu caixão, em seu velório. Quando o relógio apontou meia noite, eu e toda minha família presente, cantamos a música Noite Feliz, como todos os anos. Dessa vez, com muitas lágrimas nos olhos.

Após o ano 2010, quando pensava em Natal, um aperto em meu coração se aproximava. Como não lembrar daquela triste noite em que perdi meu avô? Talvez vocês não saibam, mas esta pessoa, Jair Delcorso, não foi apenas meu avô, foi uma pessoa muito além de minha imaginação que eu não sei se conseguirei descrever em palavras tudo o que ele significa para mim.

Nunca tive uma pessoa por perto como ele. Meu avô sempre esteve ao meu lado em todos os momentos. Até naqueles momentos em que eu estava errada, lá se encontrava meu avô para me defender, para defender a sua Belle. Ele sempre tinha uma palavra de conforto para me dar. Sempre com muita firmeza, sem titubear. Foram 22 anos em que pude contar com sua presença. Privilégio e honra são as palavras que definem o que sinto. Mas, esta obra não é para contar a minha vida.

Apenas hoje, oito anos após sua morte, é que estou conseguindo fazer o que ele me pediu em seus momentos finais: escrever a sua história. Tudo porque, apenas hoje, essa história me fez sentido.

Aprendi que o Natal, assim como a Páscoa, é uma das festas mais importantes que existe, pois celebramos a vinda do Deus vivo ao mundo. Os últimos anos me traziam tristeza no coração nesta data por lembrar da passagem de meu avô para a vida eterna. Porém, descobri que é graças a ele, meu vô, que eu sei de tudo isso. Sou cristã e celebro o Natal graças aos ensinamentos de minha família, que só puderam se concretizar por conta da dedicação e empenho de meu avô.

Posto isso, vô Jair, deixo aqui o meu eterno “obrigada”. Por me ensinar a ser quem eu sou, por me ensinar a nunca...

Continuar leitura
Palavras-chave: avô, memória, família

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Os caminhos internos e externos de Maria Lúcia
Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
O passado se revela
Vídeo Texto

Karina da Silva Scheyer

O passado se revela
Ontem aluna, hoje professora
Vídeo Texto

Rafaela Palma Pinto

Ontem aluna, hoje professora
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.