Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 14 de julho de 2022

Felicidade é simplicidade

Esta história contém:

Felicidade é simplicidade

Vídeo

Meu nome é Ronei de Jesus Pereira, nascido em dois de setembro de 1970, numa cidadezinha do interior de Minas, Entre Rios.

Na verdade, eu nasci em Entre Rios meio que por acaso. Todos os filhos - nós somos sete irmãos - foram partos naturais, com parteira. E no meu, ela teve complicações no parto; eu fui gerado, segundo contam, com os pés colados no ombro. Minha mãe precisou ir para o hospital de Entre Rios; contam que ela foi transportada em cima de uma cama, porque tinha que atravessar o rio.

Quando a gente foi para Belo Horizonte, a gente foi morar de aluguel. Morava meu pai, minha mãe e sete filhos numa casinha; só tinha uma janelinha de fundo, eram dois cômodos, e dormia todo mundo ali, meio que amontoado. Foi bastante sacrifício.

A gente ganhava na época os cadernos do governo, aqueles cadernos de brochura, e levava para escola no saquinho de arroz. Eu acho que toda essa dificuldade fez com que a gente quisesse melhorar, progredir e buscar algo melhor.

Quando a gente veio para Luís Eduardo, eu tinha ficado três anos na Matarazzo, sem tirar férias. Depois de três anos, quando eu estava querendo sair, consegui tirar vinte dias de férias. No meio desses vinte dias, essa empresa, Dalu, fez o contato. Abandonei as férias em Minas e fui para São Paulo, negociamos contrato. Eu me lembro que um dos diretores perguntou assim: “Mas você conhece Luiz Eduardo?” Aí eu falei: “Olha”… Na época era Mimoso do Oeste, em 96. “Eu passei na BR, me lembro de ver uns galpões”, que eram os galpões da Cotia. “Então você conhece Mimoso do Oeste, porque é só aquilo ali mesmo”. E aí a gente veio. A gente veio sem ter noção de pra onde a gente estava vindo. Parece que o destino conduz a gente.

A gente sempre esteve em cidade grande, muitas vezes a gente é apenas mais um no meio da multidão, e aqui a gente conseguiu, de uma certa forma… Não vou dizer conquistar bens materiais, porque eu nunca fui muito ligado a isso, mas...

Continuar leitura
Fechar

Início de uma caminhada a dois

Dados da imagem Ronei e sua então futura esposa. Ele comenta que foram ao cinema assistir Ghost - Do Outro Lado da Vida no dia em que a foto foi tirada. Estão juntos há mais de 30 anos.

Período:
Ano 1991

Local:
Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Imagem de:
Ronei de Jesus Pereira

História:
Felicidade é simplicidade

Crédito:
acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
casal, parceria, cumplicidade

Ronei e sua então futura esposa. Ele comenta que foram ao cinema assistir Ghost - Do Outro Lado da Vida no dia em que a foto foi tirada. Estão juntos há mais de 30 anos.

Saudade

Dados da imagem Foto de Ronei com sua mãe e sua avó, duas pessoas importantes em sua vida. Ele comenta que era uma casa simples, que lhe traz boas lembranças.

Período:
Ano 1996

Local:
Brasil / Minas Gerais / Desterro De Entre Rios

Imagem de:
Ronei de Jesus Pereira

História:
Felicidade é simplicidade

Crédito:
acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
avô, mãe, minas gerais, saudade

Foto de Ronei com sua mãe e sua avó, duas pessoas importantes em sua vida. Ele comenta que era uma casa simples, que lhe traz boas lembranças.

Realização

Dados da imagem Ronei (penúltimo à direita) e família, no casamento de sua filha mais velha. O casamento ocorreu na igreja Sarah Kubitscheck, em 07/12/2019;

Período:
Ano 2019

Local:
Brasil / Distrito Federal / Brasília

Imagem de:
Ronei de Jesus Pereira

História:
Felicidade é simplicidade

Crédito:
acervo pessoal

Tipo:
Documento

Palavras-chave:
casamento, família, brasília

Ronei (penúltimo à direita) e família, no casamento de sua filha mais velha. O casamento ocorreu na igreja Sarah Kubitscheck, em 07/12/2019;

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.