Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Cidelmar
Por: Cidelmar, 21 de janeiro de 2024

Felicidade é decisão

Esta história contém:

Felicidade é decisão

Eu me chamo Cidelmar Maria, tenho 58 anos. Sou casada e tenho duas filhas lindas e encaminhadas na vida. Tive uma infância como qualquer outra criança: brinquei, estudei e cresci num bairro da baixada fluminense. Já a adolescente eu não soube lidar muito bem com ela, me sentia infeliz, achava que ninguém me entendia, ninguém me amava. Tentei a suicídio várias vezes. Não sabia lidar com frustrações, e solidão em que me coloquei. Comecei a trabalhar cedo (15 anos), namorei, desmanchei... Até que conheci meu esposo; namoramos por cinco anos, noivei e casei. Lutamos muito até construimos nossa casa, engravidei, tive a Yasmin e dois anos depois Laís. Entrei pra faculdade e fiz Letras, meu esposo me ajudou a concluir e festejamos minha formatura em Letras - Português/Literatura, fui exerce a função de professora e ele foi fazer Direito. Passei para o concurso público, criei minhas filhas que fizeram faculdade e se capacitaram cresceram e partiram para suas vidas... Eu, fui fazer Pós-graduações enquanto trabalhava e cuidava de tudo ao meu redor. Eu tenho orgulho da mãe que me tornei, porque tenho duas filhas ótimas. Tenho orgulho da minha família, porque amo meu esposo e por ele sou amada. Faço artesanatos para me distrair, estudo até hoje (comprei um combo com três pós -graduações e três cursos de extensão) e sinto a vida pulsar dentro de mim. Eu prefiro acordar de manhã com sorriso no rosto do que reclamar, mesmo quando as coisas não vão muito bem. Coloco músicas alegres e começo a cantar e dançar acompanhada ou sozinha, não importa. Eu sempre escolho ser feliz, porque pra mim, felicidade será sempre uma decisão.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.