Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 8 de março de 2005

Extraindo riqueza do fundo do mar

Esta história contém:

Extraindo riqueza do fundo do mar

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Marcos Guedes Gomes Morais. Eu nasci no Rio de Janeiro em 17 de agosto de 1956. INGRESSO NA PETROBRAS Eu ingressei na Petrobras em julho de 1979, mais especificamente no dia 27 de julho, através de um concurso público feito para engenheiros na área de petróleo. CURSO DE FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS ESPECIALIZADOS Assim que nós passamos, na época, a previsão era de um curso de formação em Engenharia de Petróleo ou Engenharia de Produção. Era um período de três meses de curso, sete meses de estágio e mais nove meses de curso. Nós terminamos essa primeira etapa do curso e saímos para o período de estágio. Foi quando surgiu, na época, a necessidade de reforçar as equipes em várias áreas da Petrobras, porque havia sido feito o desmembramento do antigo DEXPRO - Departamento de Exploração e Produção em DEPER - Departamento de Perfuração, DEPEX - Departamento de Exploração e DEPRO. Houve uma demanda muito grande e, por conta disso, nós tivemos a oportunidade de vir estagiar na Sede. Com toda essa movimentação e reorganização dos departamentos e uma demanda de trabalho muito grande, o nosso período de estágio que seria de sete meses acabou se prolongando por cerca de dois anos e meio. Então, nós voltamos para concluir o curso somente em fevereiro de 1982, que deveria ser em 1980, até por uma determinação do diretor da área de E&P, que era o Diretor Orfila Lima dos Santos. Ele entendia que não podia ter nos quadros profissionais quem não tivesse concluído o curso de formação na Empresa. Então, nós voltamos em 1982, mas numa condição bastante diferente, porque nós já éramos empregados da Petrobras há quase três anos. Fizemos o período de conclusão do curso, que se encerrou em novembro de 1982, e retornamos às áreas de onde havíamos saído. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Eu comecei, nesse período de estágio, trabalhando na Área de Completação,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.