Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Evolução na Ambev

Esta história contém:

Evolução na Ambev

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Nome, data e local de nascimento Meu nome é Carlos Donizete da Cunha. Nasci em 09/09/1965, em Itaúna.

TRABALHO Ingresso na empresa/Trajetória profissional Vai fazer 22 anos que eu ingressei na Companhia, no dia 29 de outubro. Um vizinho meu, que trabalhava aqui, que me indicou. Tinha um sistema que era diferente. Quando chegava aqui, aguardava na portaria, depois o pessoal chamava pelo nome e a gente fazia uma entrevista de, mais ou menos, umas quatro horas. Perguntava bastante coisa da vida da gente, dos pais, dos parentes, como que a gente era, dentro de casa também. Era uma pesquisa assim... tinha psicólogo aqui dentro que perguntava bastante coisa da vida da gente, querendo saber os mínimos detalhes, se a gente tinha parente aqui, na época, quem que a gente conhecia, por quem que a gente foi indicado. Eu entrei como Auxiliar Industrial III, seria tipo um Operador de Packaging, e hoje eu sou Técnico Especializado III. Trabalho no laboratório, na parte de análise microbiológica. Pra mim, é muito gratificante trabalhar nessa área, porque é uma coisa que eu gosto de fazer. Como eu já gosto de biologia mesmo, é uma área que me agrada. Muitas pessoas até me perguntam: “como você consegue trabalhar tanto tempo?” Porque a gente gosta do que faz, né?

MUNDO DO TRABALHO Cotidiano de trabalho Na verdade, na análise microbiológica, você tem todo o processo da parte de cerveja, desde o início, desde a elaboração da cerveja até o produto final. Você tem que fazer os controles, tem que ir na área, coletar essa amostra, levar pro laboratório, fazer a inoculação - que é uma mistura da amostra que a gente tem de uma cerveja do início da elaboração -, levar pro laboratório, fazer essa análise, identificar os parâmetros e ver se está dentro. A gente repassa mais nas reuniões diárias que a gente tem, na reunião de farol. Isso também é passado diariamente pro Supervisor de área pra ele...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P- Beth Quintino

P- Bom dia.

R- Bom dia.

P- Você poderia falar o seu nome, data e local de nascimento?

R- Carlos Donizete da Cunha nasci em sete do nove de 1965, Itaúna.

P- E Carlos há quanto tempo você trabalha na Companhia?

R- Vai fazer 22 anos dia 29 de outubro.

P- E quando você entrou era Brahma, né?

R- Sim.

P- E como que foi a sua chegada aqui? Você foi indicado por alguém, você conhecia alguém que trabalhava aqui?

R- Eu na verdade eu conheci, né, um vizinho que trabalhava aqui ele me indicou, né, eu vim aqui, né, pra portaria aqui. Tinha um sistema que era diferente aqui chegava aqui e aguardava na portaria depois o pessoal chamava pelo nome e a gente fazia uma entrevista assim mais ou menos de umas quatro horas porque perguntava bastante coisa da vida da gente, né, de pais mesmo, de parentes como a gente era também dentro de casa também. Era uma pesquisa assim, né, por isso, que tinha psicólogo aqui dentro, né, e perguntava bastante coisa assim da vida da gente querendo saber dos mínimos detalhes: se a gente tinha parentes aqui dentro na época, quem que a gente conhecia, por quem que a gente foi indicado.

P- E você entrou qual era a sua função quando você entrou?

R- Eu entrei eu era auxiliar de industrial III na época.

P- E o que que era isso na época?

R- Seria assim tipo operador de (pectin?).

P- De (pectin?) é reciclagem?

R- Sim, isso mesmo.

P- E hoje qual é a sua função?

R- Hoje eu sou técnico especializado III. Trabalho no laboratório, né, na parte de análise microbiológica.

P- E você podia contar um pouquinho como que é isso?

R- Pois é, na verdade, análise microbiológica você tem todo o processo da parte de cerveja desde o início, desde a elaboração da cerveja, né, até o produto final você tem que fazer controles, ta certo? Análise. Você tem que ir na área, coletar essas amostras, levar pro laboratório, fazer inoculação que é uma mistura da amostra que a gente tem, né, de uma...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Qualidade acima de tudo
Vídeo Texto

Wanderley Riccomi

Qualidade acima de tudo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.