Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Elza Elias da Silva
Por: Museu da Pessoa,

Eu nasci, assim...

Esta história contém:

NOSSA HISTÓRIA COMEÇA EM 1938, NA CIDADE DE MOGI-MIRIM ESTADO DE SÃO PAULO COM O NASCIMENTO DE ELZA ELIAS DA SILVA.

NA CIDADE NÃO HAVIA MUITO MOVIMENTO DE CARROS. AS CASAS TINHAM QUINTAIS ENORMES, COM MUITO VERDE.

ELZA ERA UMA CRIANÇA MUITO EDUCADA. GOSTAVA DE BRINCAR DE AMARELINHA, DE PULAR CORDA, DE ESCONDE-ESCONDE E DE PEGA-PEGA. JOGAVA FUTEBOL COM OS IRMÃOS E COM DUAS AMIGAS INSEPARÁVEIS A ALICE E A GABRIELA. ELA VIVIA MUITO FELIZ.

IA PARA A ESCOLA COM SUA SAIA AZUL DE PREGAS, UMA BLUSA BRANCA, TRANÇA E LAÇO NOS CABELOS. COMO ELA SÓ TINHA UMA TROCA DE ROUPA PARA IR A ESCOLA SUA MÃE TINHA QUE LAVÁ-LA TODOS OS DIAS E NA ÉPOCA NÃO HAVIA ÁGUA ENCANADA E AS ROUPAS ERAM LAVADAS NO RIO.

A INFÂNCIA DE DONA ELZA NÃO ERA SÓ BRINCADEIRA, ELA JÁ TRABALHAVA AJUDANDO SUA MÃE NOS AFAZERES DE CASA.

ALEGRIA E ENTUSIASMO TOMAVAM CONTA DA FAMÍLIA DE ELZA. ESTAVAM SAINDO DE MOGI - MIRIM PARA UMA CIDADE GRANDE. O PAI, A MÃE, O IRMÃO E AS IRMÃS NÃO PENSAVAM EM OUTRA COISA...QUERIAM CONHECER SÃO PAULO, A CIDADE QUE IA PROPORCIONAR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.

CHEGANDO A SANTO ANDRÉ, A PRIMEIRA MORADIA DA FAMÍLIA FOI NO BAIRRO SANTA TEREZINHA EM UMA CASINHA SIMPLES, ONDE ELZA COMEÇOU A SONHAR COM ESTUDO, EMPREGO E MUITOS PASSEIOS. ELA SONHAVA COM UM FUTURO CHEIO DE COISAS BOAS A CONQUISTAR, MAS, VÁRIAS LEMBRANÇAS DE MOGI-MIRIM VINHAM A SUA MENTE.

ÀS VEZES, LEMBRAVA-SE DAS HISTÓRIAS QUE OS PAIS CONTAVAM SOBRE O LOBISOMEM E A MULA SEM CABEÇA. ATÉ ACREDITAVA QUE EXISTIAM ATAQUES DE LOBISOMEM PRINCIPALMENTE QUANDO VIA UM HOMEM COM A ROUPA TODA RASGADA, EM NOITE DE LUA CHEIA.

ELZA ERA UMA ADOLESCENTE ALEGRE E ESTUDAVA NA HOJE, E.E. PROFESSORA CARLINA CAÇAPAVA DE MELO. FREQUENTAVA AS FESTINHAS DE ANIVERSÁRIO. IA À IGREJA DE SANTA TEREZINHA. QUANDO SAÍA NÃO PODIA DEMORAR A VOLTAR PORQUE SEU PAI ERA MUITO BRAVO E, DIFICILMENTE, DEIXAVA-A SAIR DE CASA, SOZINHA.

OS ANOS FORAM PASSANDO E ELZA SE TORNOU UMA BELA JOVEM....

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Eu nasci, assim...
Local de produção: E.m.e.i.e.f. "profª Evangelina Jordão Luppi"
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Elza Elias da Silva

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Buscando mudanças
Vídeo Texto

Maria Cristina Carvalho

Buscando mudanças
A gente brincava muito, entrava só pra dormir
Texto

Alsira Soares Leite de Oliveira

A gente brincava muito, entrava só pra dormir
Universidade da vida na África
Texto

Maria Helena Rocha Iglesias de Gendre Vidal

Universidade da vida na África
Um destemido que queria aprender
Vídeo Texto

Roberto de Jesus (Beto de Jesus)

Um destemido que queria aprender
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.