Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Stela Sartori

Eu Golias?

Esta história contém:

Eu Golias?

Apesar da baixa estatura, muitas vezes agigantei minha insatisfação, tal qual Golias. Mas como sustentar um gigante, eu tão pequena? Descendentes de italianos, numerosos, barulhentos e falastrões, somos a típica família interiorana, talvez não tão típica assim, mas excêntrica como toda família deve ser. Aos estranhos é comum confundir nossas conversas com brigas, risadas com choros e diálogos com sermões. No entanto, temos uma peculiaridade ímpar, também somos descentes de uma longa linhagem de surdos. Bisavôs, avôs, tios, até minha mãe, cada qual com sua surdez, uns mais, outros menos.

Quando menina costumava observar com certa zombaria as conversas entre meu avô e meus tios. Misturados aos muitos “Não entendi”, “O quê?”, “Como? saiam às respostas mais absurdas e hilárias possíveis. Diálogos abafados pelas mãos em forma de conchinhas, lembro-me nitidamente. Achava graça e ria. Eu ria deles, de graça. Garota barulhenta e travessa costumava falar muito mais do que ouvir, mais por hábito do que por deficiência, até vir esse silêncio morno e manso. Percebi aos poucos, nas conversas truncadas, entrava eu nessa grande roda.

Um amigo perguntava: E aí, como vai o Erivaldo? Respondia convicta: Quem? O Ricardo, não o vi, não. Falou com o Maziero? Obrigada, não preciso de marceneiro! Por favor, onde fica o "bathroom"? Ah, A Bete fica lá do outro lado... Sons imaginários. Campainhas? Não as ouço. Assovios, tampouco. Sussurros são incógnitas, romântico é falar alto e claro.

Tropeço, ora ou outra, em algumas frases secas: - “Ela tem audição seletiva”, “Surda nada, é distraída”. Crescia Golias, mas era para ser Davi. Eis como um fato, quase matemático, principiou a metamorfosear meu gigante. Já adulta, cursando a Universidade, no primeiro ano, decidi colocar aparelhos auditivos para experimentar outra vez o “Ouvir”. Nossa, que descoberta, que...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Ajudando na preservação do meio ambiente
Texto
Inovação na publicidade
Vídeo Texto

Alex Periscinoto

Inovação na publicidade
Vídeo Texto

Luiz Antônio de Brito

"Não quis ser, apenas fui"
Calçando Araraquara
Vídeo Texto

Maria de Paula Bueno Circelli

Calçando Araraquara
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.