Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: cassio castanheira
Por: cassio castanheira, 28 de novembro de 2025

Eu e a Terra

Esta história contém:

Eu e a Terra

Desde os tempos que eu era criança, o meu avô materno me levava ao cemitério da minha cidade Bom Sucesso-MG. Eu andava entre os túmulos, alguns do século XIX que são tombados pelo Patrimônio Público. Eu tinha uma sensação estranha de perceber uma certa opulência com a beleza das esculturas. Na medida que fui crescendo passei a evitar o contato com essa instituição, quando morria um conhecido ou parentes de amigos, eu ia ao velório mas não seguia o cortejo que levava o corpo para dentro do cemitério. Quando comecei a estudar sobre cultura africana, descobri que o meu orixá era omulu ou abaluaê, que é o orixá da vida e da morte e têm como espaço justamente o cemitério. A partir de então comecei a olhar o cemitério de maneira diferente, até mandei arrumar o túmulo da minha mãe que estava destruído. Hoje quando passo perto do cemitério ou entro dentro dele, tenho uma sensação diferente, de conformismo, de que é só uma questão de tempo para eu me conectar com a terra.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Então valeu a pena a luta!
Vídeo Texto

Girlândia Pires Pereira

Então valeu a pena a luta!
Enfim, a terra prometida
Vídeo Texto

Raimundo Ivaldo Silva

Enfim, a terra prometida
Retomada do Povo Tapeba
Vídeo Texto

Antonio Ricardo Domingos Dourado da Costa Tapeba

Retomada do Povo Tapeba

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.