Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Licenciando 6

Eu e a escola: lembranças, sonhos e expectativas de uma aluna marcada pela "melhor escola de seu mun

Esta história contém:

O ambiente escolar foi desde cedo muito importante para mim. Era bom estar ali, pois sempre me foi dito que a escola poderia ser transformadora de futuros.Estudei durante toda minha vida na escola pública, e assim, compreendo de fato seu papel na vida dos menos favorecidos. Fui uma aluna muito esforçada nos estudos e levava a escola em primeiro lugar. Não gostava de faltar as aulas nos dias chuvosos -como as crianças geralmente faziam- e tirava boas notas desde os tempos do Ensino Fundamental I. Lembro-me da querida e saudosa tia Vane, professora com quem tive a oportunidade aprender e conviver três anos consecutivos (da primeira à antiga terceira série do Fundamental I). Tia Vane era uma senhora idosa, solteira e sem filhos quando fui sua aluna no ano de 1999. Ela tinha uma relação muito carinhosa comigo e sempre escrevia palavras de incentivo e carinho em bilhetinhos. Ao lado da alfabetização feita na escola, minha prima mais velha e eu brincávamos de escolinha, sendo ela a professora e eu a aluna. Eu passava tardes inteiras brincando e ali dei os primeiros passos na alfabetização. Acredito que tudo isso potencializou minha relação com tudo que envolvia a escola. Quando fui para o Ensino Fundamental II, minha mãe não conseguiu vaga na escola tida como a melhor para eu prosseguir nos estudos. Ela ia quase todos os dias conversar com a diretora para me conceder uma vaga enquanto eu ia frequentando a escola que fui direcionada a frequentar. Essa escola municipal desejada ficava localizada na entrada de uma comunidade no bairro da Penha e os meus melhores amigos conseguiram vaga nela. A busca por tal colégio era tremenda e o método escolhido para o fornecimento de vagas fora o sorteio. Eu não consegui ser aluna daquela escola através da sorte. Contudo, depois do primeiro bimestre, certa vez meu telefone tocou e era uma amiga que estudou comigo na época do Fundamental I dizendo que tinha uma vaga porque uma aluna ia mudar de bairro. Fiquei...

Continuar leitura
Palavras-chave: escola, transformação, docência

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.