HISTÓRICO
CUNHA, PAULO SÉRGIO DA (PAULO GAIVOTA UM)
FONTE ARTES PLÁSTICAS ADALICE ARAÚJO
RIBEIRÃO DO PINHAL/PR, 1955. ARTEIRO MÍSTICO PERFORMER,DESENHISTA, ESCULTOR, CERAMISTA, MÚSICO E POETA.EM 1975 FAZ SUAS PRIMEIRAS TALHAS NO CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA/PR. INCENTIVADO PELO ARTISTA PLÁSTICO ANTONIO ARNEY, REALIZA SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DOIS ANOS DEPOIS. NAS ESCULTURAS, TRABALHA UNICAMENTE COM CEDRO, EM PEÇAS POR ELE DENOMINADAS DE ESCULTALHAS, QUE, APÓS FINALIZADAS, SÃO TRATADAS COM UMA FÓRMULA PROTETORA. O RETOQUE FINAL É A QUEIMA COM VELA OU COM ÁLCOOL. AS PEÇAS APRESENTAM UM ESTILO DIFERENCIADO DO ENTALHA TRADICIONAL: O ARTISTA TRABALHA A MADEIRA COMO SE ESTIVESSE PINTANDO UM QUADRO – DAÍ OS FORMATOS, EM SUA MAIORIA, RETANGULARES. SUAS ESCULTALHAS COMEÇAM NO PAPEL, ONDE ESBOÇA UM DESENHO. POSTERIORMENTE, PASSA AO FORMÃO. VIA DE REGRA, SÃO EMBLEMÁTICAS, COM RICO SIMBOLISMO. QUANDO FIGURATIVAS, FAZEM ALUSÃO À NATUREZA: ÁRVORES, GERMINAÇÃO E, AINDA, A FIGURAS MÍTICAS E MUROS COM JANELAS – VERDADEIROS PORTAIS DO SOL QUE SE ABREM PARA A LUZ. TAMBÉM FABRICA INSTRUMENTOS MUSICAIS. EM SEUS DESENHOS, UTILIZA GIZ DE CERA E CANETA HIDROGRÁFICA SOBRE PAPEL RECICLADO. GESTADOS NA POESIA, SEUS DESENHOS SÃO IMPREGNADOS DE IMAGENS POÉTICAS E SÍMBOLOS. QUANDO AS LINHAS SE ONDULAM, LEMBRAM A ART NOUVEAU DE BEARDSLEY. EM PROPOSTAS COMO PERPLEXO, À LINHA ART NOUVEAU FUNDEM-SE CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DO SURREALISMO. EM 1980, PARTICIPA DO 1.º SALÃO DE POEGRAFIA, EXPOSIÇÃO DE POESIA VISUAL ORGANIZADA PELO MUSEU GUIDO VIARO, E PASSA A COORDENAR O ATELIER MÚSICA, TEATRO E MOVIMENTO, NO CCC. EM 1983, APRESENTA-SE NO TEATRO GUAÍRA, MEDIANTE O PROJETO MÚSICA NOSSA E APRESENTA O EVENTO ETÉREO, QUE UNE ENTALHES, DESENHOS, POESIA E MÚSICA NO TUCCURITIBA .PRPARA PAULO GAIVOTA UM, A ARTE NÃO TEM OUTRA FUNÇÃO SENÃO A BUSCA DA ASCESE ESPIRITUAL,NÃO EXISTINDO MAIS TEORIA NA ARTE: O QUE EXISTE SÃO...
Continuar leitura
HISTÓRICO
CUNHA, PAULO SÉRGIO DA (PAULO GAIVOTA UM)
FONTE ARTES PLÁSTICAS ADALICE ARAÚJO
RIBEIRÃO DO PINHAL/PR, 1955. ARTEIRO MÍSTICO PERFORMER,DESENHISTA, ESCULTOR, CERAMISTA, MÚSICO E POETA.EM 1975 FAZ SUAS PRIMEIRAS TALHAS NO CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA/PR. INCENTIVADO PELO ARTISTA PLÁSTICO ANTONIO ARNEY, REALIZA SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DOIS ANOS DEPOIS. NAS ESCULTURAS, TRABALHA UNICAMENTE COM CEDRO, EM PEÇAS POR ELE DENOMINADAS DE ESCULTALHAS, QUE, APÓS FINALIZADAS, SÃO TRATADAS COM UMA FÓRMULA PROTETORA. O RETOQUE FINAL É A QUEIMA COM VELA OU COM ÁLCOOL. AS PEÇAS APRESENTAM UM ESTILO DIFERENCIADO DO ENTALHA TRADICIONAL: O ARTISTA TRABALHA A MADEIRA COMO SE ESTIVESSE PINTANDO UM QUADRO – DAÍ OS FORMATOS, EM SUA MAIORIA, RETANGULARES. SUAS ESCULTALHAS COMEÇAM NO PAPEL, ONDE ESBOÇA UM DESENHO. POSTERIORMENTE, PASSA AO FORMÃO. VIA DE REGRA, SÃO EMBLEMÁTICAS, COM RICO SIMBOLISMO. QUANDO FIGURATIVAS, FAZEM ALUSÃO À NATUREZA: ÁRVORES, GERMINAÇÃO E, AINDA, A FIGURAS MÍTICAS E MUROS COM JANELAS – VERDADEIROS PORTAIS DO SOL QUE SE ABREM PARA A LUZ. TAMBÉM FABRICA INSTRUMENTOS MUSICAIS. EM SEUS DESENHOS, UTILIZA GIZ DE CERA E CANETA HIDROGRÁFICA SOBRE PAPEL RECICLADO. GESTADOS NA POESIA, SEUS DESENHOS SÃO IMPREGNADOS DE IMAGENS POÉTICAS E SÍMBOLOS. QUANDO AS LINHAS SE ONDULAM, LEMBRAM A ART NOUVEAU DE BEARDSLEY. EM PROPOSTAS COMO PERPLEXO, À LINHA ART NOUVEAU FUNDEM-SE CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DO SURREALISMO. EM 1980, PARTICIPA DO 1.º SALÃO DE POEGRAFIA, EXPOSIÇÃO DE POESIA VISUAL ORGANIZADA PELO MUSEU GUIDO VIARO, E PASSA A COORDENAR O ATELIER MÚSICA, TEATRO E MOVIMENTO, NO CCC. EM 1983, APRESENTA-SE NO TEATRO GUAÍRA, MEDIANTE O PROJETO MÚSICA NOSSA E APRESENTA O EVENTO ETÉREO, QUE UNE ENTALHES, DESENHOS, POESIA E MÚSICA NO TUCCURITIBA .PRPARA PAULO GAIVOTA UM, A ARTE NÃO TEM OUTRA FUNÇÃO SENÃO A BUSCA DA ASCESE ESPIRITUAL,NÃO EXISTINDO MAIS TEORIA NA ARTE: O QUE EXISTE SÃO ASPIRAÇÕES ESPIRITUAIS SEM REGRA, APENAS SILÊNCIO; ASSIM ENCONTRO A POSSIBILIDADE DE SER PÁSSARO E CANTAR ATRAVÉS DA AÇÃO DO CORAÇÃO, DA VISÃO E DA INTUIÇÃO.
INDIVIDUAIS: “ENTALHES” – GALERIA SH 316 .SAGUÃO DO PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ E CCC, CURITIBA/PR, 1978. “ENTALHES E INSTRUMENTOS MUSICAIS”, RIBEIRÃO DO PINHAL/PR, 1978. “PAULO GAIVOTA UM, 38 ANOS: MOSTRA DE ENTALHES” – BB RIBEIRAO DO PINHAL PR, CENTRO POLITECNICO CURITIBA/PR, 1993.
SALÕES E PREMIAÇÕES: “5.º SAPCAT”, JACAREZINHO/PR, 1977 – 1.º LUGAR. “XXI SALÃO DOS NOVOS” – DAC/SEC, CURITIBA/PR, 1977. “1.º SALÃO DE POEGRAFIA” – MGV, CURITIBA/PR, 1980. “10.º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE JACAREZINHO” – CAT/SECE, JACAREZINHO/PR, 1982.
COLETIVAS: “50 ANOS DE RIBEIRÃO DO PINHAL”, RIBEIRÃO DO PINHAL/PR, 1997. “1.ª EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE ARTES PLÁSTICAS” – AMUNORPI, JACAREZINHO, RIBEIRÃO CLARO, SANTO ANTÔNIO DA PLATINA, RIBEIRÃO DO PINHAL, JAGUARIAÍVA E SIQUEIRA CAMPOS/PR, 1997. 2005/01/20 50 LONGOS ANOS PAULO GAIVOTA UM E CONVIDADOS
CENTRO CULTRAL JOSE MATINS SOBRINHO RIB. DO PINHAL PR
2010/01/23 INTERVENCAOCULTURAL ARTE MULTIMIDIA
PAULO GAIVOTA UM E CONVIDADOS
2013 MOSTRA DE ARTES VISUAIS CINE SÃO CARLOS ANDIRA
2013/11/23 HOMENAGEM . FEJACAN JACAREZINHO PR
2013 /ART SHOW .TUC CURITIBA PR
2017/2020.CLUBE DO LEITOR FAROL DO SABER RIBEORAO DO PINHAL PR
2020 LEI ALDIR BLANC PREMIO RIBEIRAO DO PINHAL PR
2023/06/21 .MAKE MUSIC DAY.DIA MUNDIAL DA MUSICA .
PAULO GAIVOTA UM PRODUTOR DE CONTEUDO SONORO LITERO REGISTRO EM REDE SOCIAL
Recolher