Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Paulo Gaivota
Por: Paulo Gaivota, 27 de outubro de 2023

Estranho Conhecido

Esta história contém:

Estranho Conhecido

HISTÓRICO

CUNHA, PAULO SÉRGIO DA (PAULO GAIVOTA UM)

FONTE ARTES PLÁSTICAS ADALICE ARAÚJO

RIBEIRÃO DO PINHAL/PR,  1955. ARTEIRO MÍSTICO PERFORMER,DESENHISTA, ESCULTOR, CERAMISTA,  MÚSICO E POETA.EM 1975 FAZ SUAS PRIMEIRAS TALHAS NO CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA/PR. INCENTIVADO PELO ARTISTA PLÁSTICO ANTONIO ARNEY, REALIZA SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DOIS ANOS DEPOIS. NAS ESCULTURAS, TRABALHA UNICAMENTE COM CEDRO, EM PEÇAS POR ELE DENOMINADAS DE ESCULTALHAS, QUE, APÓS FINALIZADAS, SÃO TRATADAS COM UMA FÓRMULA PROTETORA. O RETOQUE FINAL É A QUEIMA COM VELA OU COM ÁLCOOL. AS PEÇAS APRESENTAM UM ESTILO DIFERENCIADO DO ENTALHA TRADICIONAL: O ARTISTA TRABALHA A MADEIRA COMO SE ESTIVESSE PINTANDO UM QUADRO – DAÍ OS FORMATOS, EM SUA MAIORIA, RETANGULARES. SUAS ESCULTALHAS COMEÇAM NO PAPEL, ONDE ESBOÇA UM DESENHO. POSTERIORMENTE, PASSA AO FORMÃO. VIA DE REGRA, SÃO EMBLEMÁTICAS, COM RICO SIMBOLISMO. QUANDO FIGURATIVAS, FAZEM ALUSÃO À NATUREZA: ÁRVORES, GERMINAÇÃO E, AINDA, A FIGURAS MÍTICAS E MUROS COM JANELAS – VERDADEIROS PORTAIS DO SOL QUE SE ABREM PARA A LUZ. TAMBÉM FABRICA INSTRUMENTOS MUSICAIS. EM SEUS DESENHOS, UTILIZA GIZ DE CERA E CANETA HIDROGRÁFICA SOBRE PAPEL RECICLADO. GESTADOS NA POESIA, SEUS DESENHOS SÃO IMPREGNADOS DE IMAGENS POÉTICAS E SÍMBOLOS. QUANDO AS LINHAS SE ONDULAM, LEMBRAM A ART NOUVEAU DE BEARDSLEY. EM PROPOSTAS COMO PERPLEXO, À LINHA ART NOUVEAU FUNDEM-SE CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DO SURREALISMO. EM 1980, PARTICIPA DO 1.º SALÃO DE  POEGRAFIA, EXPOSIÇÃO DE POESIA VISUAL ORGANIZADA PELO MUSEU GUIDO VIARO, E PASSA A COORDENAR O ATELIER MÚSICA, TEATRO E MOVIMENTO, NO CCC. EM 1983, APRESENTA-SE NO TEATRO GUAÍRA, MEDIANTE O PROJETO MÚSICA NOSSA E APRESENTA O EVENTO ETÉREO, QUE UNE ENTALHES, DESENHOS, POESIA E MÚSICA NO TUCCURITIBA .PRPARA PAULO GAIVOTA UM, A ARTE NÃO TEM OUTRA FUNÇÃO SENÃO A BUSCA DA ASCESE ESPIRITUAL,NÃO EXISTINDO MAIS TEORIA NA ARTE: O QUE EXISTE SÃO...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.