Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Avenida Tucuruvi, Hospital Santo Antonio (que hoje já nem existe mais). Foi lá que eu nasci, diríamos que numa mistura de “tutu à mineira” com “caldo verde”, um autêntico “virado a paulista”, oriundo da fusão de sangue português (do meu pai) e mineiro (da minha mãe). Paulista da gema, mas paulistano de certidão (afinal, meus pais moravam em Guarulhos e acabei então sendo registrado como guarulhense). Ficamos em Guarulhos até final de 1969, quando então meu pai, como bom português, montou uma padaria no bairro, não menos português, da Vila Maria; na antiga Estrada da Conceição (hoje, Avenida da Conceição), altura do numero 2400. Lá vivi meus primeiros momentos de infância. Nossa casa era bem em frente à padaria (o prédio ainda existe, mas hoje meu pai o alugou para uma pizzaria), e sempre que eu azucrinava minha mãe, ela me mandava buscar alguma coisa na padaria, com um bilhetinho para meu pai, no qual pedia a ele que me segurasse por lá. Como eu ainda não sabia ler, a obedecia, mas sempre na dúvida sobre porque meu pai não mandava o que ela pedia... Até o dia em que aprendi a ler e trouxe para casa o que minha mãe disse ter pedido no bilhete (rs). Estudei na Escola Estadual de 1º e 2º grau Maria Montessori até a 5ª série, quando então nos mudamos para o bairro do Jardim S.Paulo, em 1975; e a partir daí passei a estudar no Colégio Jardim S.Paulo até concluir o segundo grau. Como eu fazia muita bagunça em casa, minha mãe sempre pedia para que meu pai me levasse aos jogos de futebol da nossa Lusa do Canindé. Eu, pequeno, detestava futebol e, muitas vezes, só era convencido a ir com as histórias que minha mãe ou meu pai criavam para aumentar meu interesse. Uma vez, me convenceram a ir com a alegação de que o Nacional Kid desceria de helicóptero no Estádio do Pacaembu. Eu fiquei empolgado, nunca tinha visto um helicóptero de perto, e nem o Nacional Kid, meu herói de...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O trem da alegria
Texto

Caetano Pontes Cordeiro

O trem da alegria
N: ponto-linha. R: ponto-linha-ponto
Texto

José de Oliveira Borba

N: ponto-linha. R: ponto-linha-ponto
Um serviço de confiança
Vídeo Texto

Luiz Gomes de Lima

Um serviço de confiança
O forró nos trilhos
Texto

Enock Ribeiro de Albuquerque

O forró nos trilhos
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.