Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Raquel Lima Dornfeld
Por: Raquel Lima Dornfeld, 20 de dezembro de 2025

Escrevo o meu mundo

Esta história contém:

Escrevo o meu mundo

Vídeo

o meu nome é Raquel eu sou Mineira de Uberaba sou filha da Eulina e do Valter nós somos quatro irmãs com essas deoline Walter e eu sou segunda filha e eu sou hoje enfermeira e eu comecei a trabalhar como enfermeira na minha adolescência eu nem sabia que eu queria ser enfermeira na verdade mas a vida me levou para esse lugar e eu sempre tive um grande apreço pelo estudo os livros sempre foram os meus melhores amigos de infância eu preferia ficar junto com os livros do que brincar com outras crianças porque nos livros eu consegui viajar e criar histórias onde eu podia pertencer eu não me sentia muito adequada para o mundo onde eu vivia eu preferia as histórias dos livros e foi através dos livros que eu consegui construir uma trajetória chamar de minha e foi com o estudo que eu consegui vencer uma realidade que não era uma realidade muito fácil de uma mãe que teve que se separar e cuidar das filhas através do seu trabalho e essa história da minha mãe me inspirou a ser também uma pessoa que fez do seu trabalho do seu suor um motivo de orgulho para para fazer a própria história para fazer a própria trajetória e através do estudo eu consegui me realizar consegui escrever o meu nome no mundo e fazer fazer as coisas do jeito como eu acreditava que eram melhores hoje eu tenho um filho meu filho tem 18 anos e tem a mim como uma grande inspiração também ele acredita que mulheres podem e devem fazer aquilo que elas querem pretendem fazer de suas vidas e esse é o meu maior legado ter feito a educação de um homem para ele não Apenas respeite e este molho mulheres a serem como elas são mas que conheça mulheres como pessoas são qual um homem eu vou anos no próximo mês de fevereiro e eu tô muito empolgada com isso porque não me sinto uma pessoa velha pelo contrário me sinto no auge da minha juventude e da minha energia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Meio retirante
Vídeo Texto

Marcelino Juvêncio Freire

Meio retirante
Os livros nos escolhem sim
Vídeo Texto

Jorge Miguel Marinho

Os livros nos escolhem sim
"Não quis ser, apenas fui"
Vídeo Texto

Luiz Antônio de Brito

"Não quis ser, apenas fui"
Não gosto de ficar quieta, não
Vídeo Texto

Guilhermina Vieira Cuco

Não gosto de ficar quieta, não

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.