Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Louyse Sousa Silva
Por: Museu da Pessoa, 25 de fevereiro de 2025

Entre Linhas e Histórias Invisíveis: As Tramas de L.S.S

Esta história contém:

Entre Linhas e Histórias Invisíveis: As Tramas de L.S.S

Louyse Souza Silva nasceu em 17 de maio de 2000, em São Luís do Maranhão, onde vive até hoje, construindo uma história marcada por afetos, travessias e resistência cotidiana. Filha de um operário que virou homem do mar e de uma mulher guerreira do comércio, Louyse nasceu em São Luís e carrega o Maranhão inteiro no peito. “Meu pai era operador de máquinas numa empresa que fabricava remédios, até que a empresa faliu.

Ele virou inspetor de embarcação e, atualmente, trabalha no ferry boat daqui de São Luís, fazendo a travessia dos carros e das pessoas para a Baixada Maranhense.” A mãe, presença firme: “Trabalha no comércio desde antes de eu nascer. Tem mais de 25 anos nessa atuação.”

Sua infância foi feita de rua, de corrida, de esconde-esconde no escuro. “Amava brincar de gato mia à noite, no escuro... Gostava muito de polícia e ladrão. Eu sempre queria ser o ladrão, porque tinha que correr mais. Eu era boa de correr.” Bonecas não a encantavam: “Inclusive, achava sem graça... Eu queria brincar com os meninos.”

Entre irmãos com décadas de diferença, separações e recomeços, Louyse foi tecendo uma identidade forte. “A separação dos meus pais foi algo que me marcou bastante... Minha mãe foi embora por uns anos... Foi uma época muito difícil, até me afetou mentalmente.” Mas a dor virou força: “Tirei proveito disso... Me tornei mais autônoma, mais independente.”

Seu maior amor? O pai. Um homem que rompeu ciclos com o gesto simples e revolucionário de amar com presença. “Ele é realmente um paizão... Sempre cuidou bem dos filhos, e com muito amor... Ele escolheu fazer diferente. Ninguém ensinou isso para ele. É o que ele sente.” Louyse fala com brilho nos olhos: “Ele é um tipo de pai que diz ‘eu te amo’, que te apoia em qualquer decisão, incondicionalmente.” A escola lhe apresentou um outro amor: a História. “Todos os meus professores de História me marcaram... Eu também sou...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Entre Linhas e Histórias Invisíveis: As Tramas de L.S.S
Data: 25 de fevereiro de 2025
Local de produção: Brasil / São José Do Ribamar
Personagem: Louyse Sousa Silva
Entrevistador: Iraê Tremembé
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.