Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Verediane Galvão
Por: Museu da Pessoa, 24 de fevereiro de 2025

Entre a bacia de livros e a estrada de chão

Esta história contém:

Entre a bacia de livros e a estrada de chão

Meu nome completo é Veridiane Galvão Fonseca. Eu nasci no dia 21 de novembro do ano 2000, tenho 24 anos atualmente e sou natural da cidade de Guarapuava, na região Centro-Sul do estado do Paraná.

Eu acho que minha história com a cultura começou meio por acaso, mas foi dessas coincidências que mudam a gente. Lá no ensino fundamental, tinha uma professora de português, a Cláudia. Toda semana, ela levava uma bacia cheia de livros pra sala sim, uma bacia mesmo. E a gente era “obrigado” a escolher um, ler e fazer um resumo. Valia nota, então não tinha escapatória. Mas, no meio dessa obrigação, eu acabei me apaixonando pela leitura.

Tinha também meu irmão mais velho, o Juliano. Ele é cinco anos mais velho que eu, e eu o via lendo, guardando livros no guarda-roupa... Achava aquilo o máximo. Então, fui pegando gosto: lia um livro, depois ia procurar o filme. Me interessava por tudo que era indicado ao Oscar, como se isso deixasse as histórias mais importantes. Achava que eu era super conceitual.

Até criei um Instagram, escrevia resumos, fazia umas artes no Canva tudo meio rústico, sabe? Mas era com carinho. Queria que mais gente tivesse acesso à cultura, mesmo sem grana para comprar livros ou pagar plataformas. Hoje em dia, penso que talvez ninguém pare para ler quatro parágrafos no Instagram, mas eu tenho orgulho. Fiz com o coração, tudo no Word, revisando vírgula por vírgula.

Minha vida foi mudando, claro. Saí de Guarapuava, onde nasci e vivi até os 22, e vim pra Turvo, morar com meu namorado. A gente se conheceu quase que por um cruzamento de caminhos: nos vimos uma vez, depois começamos a nos seguir nas redes. Eu curtia os stories dele pra ver se me notava. Reagi a uma publicação... e pronto, a conversa começou. Fui eu que dei o primeiro passo, admito.

Hoje moramos numa área rural, um pedacinho de mato com estrada de chão. É bonito, sabe? Mas também é desafiador. Sinto falta da família, da cidade, do mercado perto, da...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Entre a bacia de livros e a estrada de chão
Data: 24 de fevereiro de 2025
Local de produção: Brasil / Turvo
Personagem: Verediane Galvão
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
Transformando a dor em alegria
Texto

Eduardo Cômodo Valarelli

Transformando a dor em alegria
Tem tanta luta na minha história
Vídeo Texto

Semayat Silva e Oliveira

Tem tanta luta na minha história

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.