Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Lalokwarese Enawene
Por: Museu da Pessoa, 13 de julho de 2024

Enoti Otokowene Holi - Aventuras na cidade

Esta história contém:

Enoti Otokowene Holi - Aventuras na cidade

Enoti Otokowene Holi - Aventuras na cidadeLalokwarise nasceu na aldeia Marikowa, quando ele nasceu sua mãe estava gestante, ela estava muito doente e com muita fome, seu pai foi na mata com arco e flecha e caçou um macuco, ele de tanta fome foi e comeu o macuco cru. Quando tinha 4 anos ele foi pra barragem, ao chegar não havia armadilha pois o rio tava muito bravo e tinha destruído as armadilhas. Na cultura Enawenê não se come o peixe depois de pegar, é pra assar e come apenas no dia seguinte , porém ele quando criança não sabia dessa regra e comeu o peixe no mesmo dia, isso despertou uma ira na comunidade com ele, isso aconteceu em sua segunda ida quando as armadilhas tinham pego bastante peixe.

Ele tinha os avós naturais, só que tinha outro avô gostava muito dele com ficou avô adotivo, então, ele tanto gostava dos avós naturais como também gostava de avós adotivos, porque avô adotivo levava parar passear, levava para pescar e caçar.

Quando tinha 5 anos ele conheceu o Vincent Cañas que foi o primeiro homem branco a fazer contato com os Enawenê, esse homem foi seu amigo, levou ele pra tomar banho e essas coisas, pouco tempo depois encontraram ele que já havia sido assassinado.

Lalokwarise foi na barragem no rio tinoliwena, e na pescaria do yaõkwa, seu avô falou pra ele participar do ritual e para utilizar a palha do buriti pra ele crescer rápido. Quando ele participou do ritual, seu avô ficou feliz e o elogiou chamando de bonito, e ele também participou pela primeira vez da roça ritual.

Ele e seu cunhado começaram a aprender como construir uma casa, o nome do seu cunhado era Lalowe, isso foi em uma aldeia nova chamada Walalikatekwa, lá eles pegaram palha de buriti, carregaram madeira para que fosse construída a casa.

Como a fome era muita, eles decidiram pescar no rio, eles fizeram também caldo de peixe, mistura de milho, eles roubaram coisas da mãe para comer.

Quando ele se transformou em jovem, ele entendeu...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Enoti Otokowene Holi - Aventuras na cidade
Data: 13 de julho de 2024
Local de produção: Brasil
Entrevistador: Olokolikwalose Enawenero
Entrevistador: Kahetalose Enawenero
Entrevistador: Salomanero Enawenero
Entrevistador: Walitere Enawene
Vídeomaker: Kahetalose Enawenero
Vídeomaker: Dalowese Enawene
Personagem: Lalokwarese Enawene
Vídeomaker: Makakoliare Enawene
Vídeomaker: Atolohe Enawenero
Pesquisador: Charles Pankararu
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.