Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Walitere Enawenê
Por: Museu da Pessoa, 20 de junho de 2024

Enoli Nawê - Como virei um pajé

Esta história contém:

Enoli Nawê - Como virei um pajé

Enoli Nawê - Como virei um pajéQuando nasceu ainda não tinha um nome, mas depois seu avô deu o nome de: Walitere kadaoholiwali, seu pai era pescador e não estava na aldeia. Ele nasceu como uma criança doente e chegaram a levar ele pra cidade pra passar por um tratamento de médico. Ele não tinha sangue o suficiente, e um branco e seu pai doaram o sangue pra ele quando era uma criança bem pequena, e recém nascido passou mais de um mês internado em Cuiabá.

Ele retornou para aldeia e quando fez 4 anos encontrou com um espírito em seu sonho que estava ameaçando e drenando bastante as suas energias, então o pajé que era seu avô adotivo, então o pajé falou que havia uma divindade que estava olhando para criança e a estava ameaçando, o pajé foi então resgatar a vida da criança e fazer uma negociação com essa divindade e assim salvou a vida do Walitere.

Quando ele completou seus 10 anos adoeceu novamente, quando teve 17 anos ele começou a sonhar com deuses e espíritos. Sempre que sonhava com esse deus ele acabava se assustando, deus não aprecia humano, seu cheiro era muito forte, ele não se acostumava. Aos seus 17 anos, ele ficou cara a cara com deus, pois estava sendo escolhido para ser pajé.

Após ser escolhido por deus para ser pajé, conheceu aldeia, alimentos, realidade do mundo dos espíritos e se aprofundou nesses conhecimentos, ele ia entrando dentro das casas e conheceu a tradição e o fundamento de todos esses espíritos.

Em seu casamento, ele mesmo escolheu a sua esposa, quando se casou ele escolheu a pessoa errada, a garota acabou não gostando dele, ele ficou bastante triste e acabou se separando, na outra semana ele quis voltar pra casa da sua mulher novamente, mas a mulher não gostou muito dele e ele ficou sozinho novamente. Ele então quis se casar novamente pra mergulhar de novo no sofrimento. Após uma intervenção do seu tio, Walitere conseguiu casar e ter filhos.

Porém sua primeira pretendente mudou...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Enoli Nawê - Como virei um pajé
Data: 20 de junho de 2024
Local de produção: Brasil / T.i. Enawenê Nawê
Pesquisador: Charles Pankararu
Personagem: Walitere Enawenê
Entrevistador: Dalokwali Enawenê
Entrevistador: Dalowise Enawenê
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O canto do povo Kaxinawá
Vídeo Texto

Kixti Huni Kuin

O canto do povo Kaxinawá
Herdarão minha arte
Vídeo Texto

Siã Huni Kuin

Herdarão minha arte
No rastro da sucuri
Vídeo Texto

Awapataku Waurá

No rastro da sucuri
Eu sou filha da mata e nada vai me acontecer
Vídeo Texto

Raimunda Rodrigues Teixeira

Eu sou filha da mata e nada vai me acontecer
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.