Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: , 9 de abril de 2003

Encontrando a si na Petrobras

Esta história contém:

Encontrando a si na Petrobras

Vídeo

Maria Helena da Silva, nasci no Rio de Janeiro, no dia 27 de julho de 1957, mais precisamente no bairro do Rio Comprido.

PAIS

Meu pai é Jair da Silva; minha mãe, Cacilda Pequeno da Silva. Eles eram mais do interior, eles eram de Prata. Prata, eu não sei bem se é um lugarejo, um município. Eu estive lá até agora, eu quis conhecer Prata e agora no Carnaval eu aproveitei e fui até lá. Mas eu nem sei se é município de Cantagalo, ou de Cordeiro. É um lugar bem pequeno, e onde tinha aquelas grandes fazendas. Eles são de lá, tanto meu pai quanto minha mãe.

Minha mãe ficou órfã cedo, bastante, 15 anos. Com 15 anos ela ficou órfã. Aí eles eram todos assim. Aí já se dividiram. Minha mãe ficou órfã de mãe com 4 para 5 anos de idade, aí meu avô casou de novo e ela ficou órfã de pai aos 15. Mas o meu avô, antes de casar de novo, ele ficou muito tempo criando os filhos, então a minha mãe era muito apegada. Ela conta que ela chorou mesmo a morte do meu avô por mais de 3 a 4 anos. Todo ano, toda lembrança ela é assim de chorar. E eu amo esse avô como se eu o tivesse conhecido. Porque meus tios, sabe, um amor, um carinho por aqueles pais, assim como se eles fossem presentes. Então, eu conheci. Eu só sei que eles eram também meeiros da Prata, lá das fazendas da Prata, e eram vizinhos dos meus pais. Eles eram todos vizinhos, todos amigos, todos vizinhos. Eles eram vizinhos, desde criança.

Eles se casaram lá e vieram. Aí eu não sei se eles se casaram em Mendes. Esse detalhe realmente eu nunca perguntei. Ah não, eu sei, sei. É que minha mãe foi morar em Ribeirão da Lajes, Piraí, com meu tio mais velho. Aí meu pai, que já trabalhava no Rio - ela casou lá em Ribeirão das Lajes, não foi na roça não. E vieram para o Rio Comprido. Vieram primeiro para Queimados, para uma casa que meu pai comprou, e depois vieram morar mais na cidade, que as meninas nasceram, minha irmã nasceu e eles queriam que as meninas se...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Em busca da independência
Vídeo Texto

Karina Royas Marques

Em busca da independência
Trabalho pesado
Vídeo Texto

Maria Emília Lopes Freire

Trabalho pesado
A superstição de um botafoguense
Vídeo Texto

Jorge Cláudio Cavalcante de Oliveira Lima

A superstição de um botafoguense
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.