Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Elenice, uma história de vida

Esta história contém:

Capítulo I - Apresentando-se

No dia 15 de dezembro de 1957, nasce Elenice Sangali Pimenta. Natural de Santa Barbara do Rio Pardo, localizado no Estado de São Paulo, região Sudeste.

Local próximo à Barra Bonita, onde existe uma eclusa, represa munida de comportas que se podem levantar ou abaixar, construída num rio de águas cristalinas, nele há um desnível semelhante a um elevador que permite a passagem de barcos para o outro nível do rio.

Capítulo 2 – Origens

Seu pai Elizeu Sangali nasceu na Itália e sua mãe Erminia Correa Sangali em Jaú. Conheceram-se na cidade de Águas de Santa Bárbara e ali se casaram em 30 de março de 1942. Constituiram uma família tendo sete filhos: Elenir Sangali (1943), Ermelinda Sangali (1947), Érico Sangali (1949), Elenice Sangali(1957) e Elizete Aparecida Correa Sangali (1960). Dois faleceram após o nascimento.

Seu pai nasceu num país que geograficamente parece com uma bota, nasceu praticamente na ponta dela, Sernália. Imigrante honesto e trabalhador, veio ao Brasil em busca de melhor condição de vida.

Seu nome era para ser Estela, mas no ano em que nasceu uma jovem chamada Elenice ganhou uma corrida de carro. Ela foi a primeira mulher a participar de uma corrida. Em homenagem a esta italiana, ela recebeu esse nome.

Capítulo 3 – Infância

Na infância brincou muito de argila, pulou corda, corrida, de escolinha, escritório, jogo de xícaras, jogou futebol, mas gostava muito do balanço que seu pai fez com cordas amarradas numa árvore com um pneu como assento. Balançava, balançava..., pegava bastante impulso, via a vizinhança e pulava, às vezes se machucava facilmente. Nada se igualava ao tampar o ralo do banheiro, deixar encher o máximo de água e imaginar-se nadar em uma piscina, mas infelizmente nem sempre isso era possível, pois no terreno em que morava tinham mais três casas e havia apenas um banheiro que era dividido com todos.

Adorava ir ao escritório onde sua irmã...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma visão crítica sobre museus e bibliotecas
Vídeo Texto

Paulo Simões de Almeida Pina

Uma visão crítica sobre museus e bibliotecas
Às margens do Ipiranga
Vídeo Texto

Denise Cristina Carminatte Peixoto Abeleira

Às margens do Ipiranga
Interesse pela história de si e de todos
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.