Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Koweiro Enawenero
Por: Museu da Pessoa, 26 de julho de 2024

Ekexali Makwana Holi - Primeira menstruação

Esta história contém:

Ekexali Makwana Holi - Primeira menstruação

Vídeo

Ekexali Makwana Holi - Primeira menstruaçãoKoweiro nasceu e teve seu primeiro nome escolhido pelo seu avô, seu nome significa a esposa da onça. Foi com dinheiro da aposentadoria do avô que comeram comida de branco pela primeira vez. Ela nasceu na aldeia Matokodakwa, quando ela nasceu a avó dela escolheu o nome dela de Koweiro Ixininero que significa esposa de onça.

Na sua infância consumia comida tradicional como: Batata doce, cará, cogumelo, formiga tanajura, seus avós levavam ela até a roça de mandioca pra se alimentar de comida tradicional do peixe que pegavam através das armadilhas que faziam com o buriti para pegar no rio.

Ela cresceu e com seus 10, 12 anos, sua mãe passou treina-a pra fazer saia e tornozeleira vermelha, ela então ficando sozinho acabou errando por não ter experiência, então sua tia passou a ensina-la.

Quando cresceu estava dormindo junto com sua irmã, e elas acabaram brigando e sua irmã empurrou ela que acabou se queimando no fogo, ela deu pra ela um peixe que não tinha passado pelo benzedor e não estava no ponto de ser comido então seu cabelo todo caiu.

Quando ela menstruou pela primeira vez, seu outro avô um assoprador rezador, ajudou a preparar chica e beiju, quando você menstruar a primeira vez eu posso soprar você. Porém depois do primeiro sopro, seu avô faleceu, ela não presenciou, ela ficou dentro do quarto resguardada e precisou vir outro assoprador e benzedor que também era seu avô para fechar o seu resguardo, tudo é feito a base de troca, seu pai ajudou nisso então. Após ser liberadado quarto vários alimentos elas não podia comer: peixe, mandioca, caldo de mandioca, ela podia comer pouquíssimos alimentos como batata doce, e tudo precisava ser soprado pelo rezador, caso ela comer algo que não foi rezado ela poderia adoecer seriamente, tem pessoas que não podem toca-la, caso ela tocasse na mandioca sem o sopro do rezado quando iria dormir o corpo dela começa a tremer, essas coisas...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Ekexali Makwana Holi - Primeira menstruação
Data: 26 de julho de 2024
Local de produção: Brasil
Personagem: Koweiro Enawenero
Pesquisador: Charles Pankararu
Entrevistador: Kalaina Enawene
Entrevistador: Dalokwari Enawene
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Nas águas de Izaura, embarque imediato
Vídeo Texto

Izaura Machado Fernandes

Nas águas de Izaura, embarque imediato
Mestre Sebastião, querido por Lampião
Vídeo Texto

Sebastião Clarindo Biano

Mestre Sebastião, querido por Lampião
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
Eu sou filha da mata e nada vai me acontecer
Vídeo Texto

Raimunda Rodrigues Teixeira

Eu sou filha da mata e nada vai me acontecer

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.