Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Yokwari Enawene
Por: Museu da Pessoa, 4 de julho de 2024

Ekexali Eholaline Holi - Benzimentos de proteção

Esta história contém:

Ekexali Eholaline Holi - Benzimentos de proteção

Vídeo

Ekexali Eholaline Holi - Benzimentos de proteçãoO Yokwari contando história do nascimento, ele nasceu numa aldeia Halataikwa kiwixi akwanekwa, quando ele nascia o avô dele faleceu, por isso a mãe dele sofreu muito por causa de morte da sua mãe, minha mãe teve muita dificuldade me adotar, tia dele medicava para ter sabedoria a minha mãe chorava por que ela emocionada por morte de minha avó, nome da mãe da minha mãe Dalowalokwa, sofremos bastante por que mesmo tempo que você nasceu e mesmo tempo seu avô faleceu também por isso todos família estava lamentável, esse medicamento remédio de criança, quando eu crescia meu tio KAWALIKWA gostava muito sai fora da casa comigo mas meu avô não deixava, meu avô disse a ele primeiro tem que o soprador sopra a toda a fora da aldeia depois disso a criança pode sai qualquer lugar e a assim meu avô disse ele, meu avô me chamou YOKWARI ANAOLILI ENAWENE foi que escolheu meu nome.

Quando ele cresceu eles mudavam uma aldeia, ele tinha vários amigos eles gostavam muito de brincar e roubavam as plantação de mandioca, batata doce, cará e amendoim, eles gostavam muito de ter uma própria a roça por isso que nós aprenderam a fazer a roça nós não tinha machado, foice, e facão era muito difícil para ter uma própria roça, nos roçavam com as próprias mãos, nos caçavam os pássaros também. Quando eu quase virou um jovem eu experimentava uma palhinha de buriti do meu pai enquanto ele caçava e pescava porque eu estava muito envergonhado, eu nunca caçava porque eu não tinha o palhinha de buriti ainda, por isso meu pai me reclamava, filho você tem que caçar e pescar meu pai disse assim, eu disse a ele pai eu não consigo ir caçar e pescar porque eu não tinha a palhinha de buriti eu fico muito vergonha passa a frente das mulheres eu disse a ele.

quando eu meus amigos crescia, enquanto isso o avião sobrevoava em cima da aldeia eles jogavam as ferramentas machado, facão e foice, e a primeira vez...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Ekexali Eholaline Holi - Benzimentos de proteção
Data: 4 de julho de 2024
Local de produção: Brasil
Personagem: Yokwari Enawene
Vídeomaker: Taola Enawene
Vídeomaker: Kodare Enawene
Entrevistador: Taola Enawene
Entrevistador: Yotose Enawene
Vídeomaker: Xiralise Enawene
Vídeomaker: Walitere Enawene
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.