Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Xayoene Enawene
Por: Museu da Pessoa, 5 de julho de 2024

Ekexali Derati Asewena Holi - A herança do pai

Esta história contém:

Ekexali Derati Asewena Holi - A herança do pai

Vídeo

Ekexali Derati Asewena Holi - A herança do paiXayoene nasceu na aldeia Halataikwa Enoti Derowanekwa, seu pai não estava na aldeia, estava batendo timbó. Tio que deu nome para ele (Wayakoliwi), quando o pai chegou da pescaria ficou muito feliz de ter nascido menino para o substituir quando ele morresse, pois seu pai era um cacique e cantador

Durante a noite outro tio seu o Lolawena veio até a casa dele também feliz de ser menino, cuspiu na boca dele para torná-lo cantador. Diz que ele e Takaka nasceram no mesmo dia na aldeia.

Quando já era um pouco maior, anos depois mudaram de aldeia, para Aldeia Enoti derowanekwa. Fala do dia em que os brancos chegaram na aldeia, escutaram que brancos estavam chegando, sua irmã o puxou e fugiram de medo. Eles foram para acampamento e esperaram o pai.

Já jovem mudou novamente de aldeia, para Hanawiñakwa. Ele pescava com o pai, fazia roça de milho, mandioca, tudo que o pai ensinou, seu pai coletava minhoca para ele pescar. O pai dele era melhor cantador, mas não repassou pra ele porque ele jovem não se interessava, pai dele ensinava mais na roça, pescaria, remar canoa.

Fala sobre mudanças de aldeia, mudaram várias vezes de aldeia. Conta quando pai dele o levou para barragem pela primeira vez, como parte da passagem para juventude numa pescaria de ritual do iyaokwa no clã anihali. Quando ele voltou os cunhados colocaram nele a palhinha peniana. E ele ficou pensando porque o pai não ensinou para ele os cantos.

Quando ele era bem jovem, pai escolheu uma menina para ele que era ainda criança. Ele teve que esperar ela crescer para casar com ela, por isso ficou solteiro muito tempo. Porque não tinha outras mulheres disponíveis. Mas a menina que seu pai escolheu para ele cresceu e ele casou com ela. A mãe e pai dela tinham falecido quando ela era ainda criancinha e quem cuidou dela foi o tio. Quem arranjou essa menina para ele foi o Watowa. Ele então casou, teve vários e vários filhos,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Ekexali Derati Asewena Holi - A herança do pai
Data: 5 de julho de 2024
Personagem: Xayoene Enawene
Pesquisador: Charles Pankararu
Entrevistador: Kodare Enawene
Entrevistador: Waliterese Enawene
Vídeomaker: Kodare Enawene
Vídeomaker: Waliterese Enawene
Vídeomaker: Atolohe Enawenero
Vídeomaker: Dodowayate Enawene
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.