Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 28 de maio de 2003

Edmar Ferreira da Cruz

Esta história contém:

Edmar Ferreira da Cruz

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Edmar Ferreira da Cruz, nasci em Natal, Rio Grande do Norte, em 4 de abril de 1962. INGRESSO NA PETROBRAS Fiz o concurso acho que março de 82 e entrei, em 3 de maio de 1982. Na realidade, eu estava querendo uma independência financeira, não depender mais dos familiares, e resolvi fazer o concurso e ingressar como petroleiro. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Entrei na perfuração, praticante de plataformista, e depois, torrista. Hoje sou operador. Fiz concurso aqui em Natal, só que eu fui admitido na Bahia e, após a Bahia, fui para o Amazonas. Aí retornei para cá. Na Amazonia, eu trabalhei no Maranhão, trabalhei no Alto Amazonas, no Baixo Amazonas, no próprio Pará, na fronteira, Cruzeiro do Sul. UNIDADE - UN-BSOL Coisas interessantes que ocorria com a gente lá. Era impactante, o tipo de vôo que a gente encarava. Pegava um BC-3, que foi o avião que tinha sido projetado para a guerra. Uma viagem, que hoje se faz em uma hora e meia, duas horas, a gente fazia em quatro horas. Às vezes, o BC-3 parava os motores. Muitas vezes, a gente chegava quase sem motor, nas cidades de apoio. É uma coisa que marcou muito naquela época. De 15 em 15 dias, a gente pegava esse vôo, era sacrificante. Na época, trabalhava 15 dias, folgava 15 dias. Perfuração é uma coisa bastante dinâmica e não pode parar. Milhões de dólares estão envolvidos naquilo, então, você tem que suar a camisa mesmo. Bastante pesado e sacrificante. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Na Bahia, passei os 45 dias só estudando. Na Amazônia, trabalhando mesmo, fazendo perfuração de poços, extração de gás natural. Eu não cheguei, no Amazonas, a trabalhar com o petróleo mesmo, era mais com gás natural. LAZER A coisa mais engraçada que houve, foi uma certa vez, que a gente teve de construir, tipo assim, um bar dentro da floresta. Se mandou buscar umas garotas e, todo horário de folga, íamos para esse bar, tomar cerveja e...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.