Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Edméa Alves Machado
Por: Museu da Pessoa, 21 de fevereiro de 2005

Edméa Alves Machado

Esta história contém:

Edméa Alves Machado

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Edméa Alves Machado. Nasci no dia 22 de julho de 1938, em Quissamã, Estado do Rio de Janeiro. FAMÍLIA Meu pai se chamava Francisco Alves Machado. Ele era fazendeiro. Minha mãe se chamava Lindaura Batista Machado e era dona de casa. Minha mãe teve 17 filhos. Hoje, somos apenas sete. Meus irmãos se casaram, mas temos duas irmãs solteiras. Morei durante 24 anos com minha tia. No ano passado, me mudei. Tenho minha própria casinha. Só tive contato com meus avós maternos e minha avó paterna. A minha avó materna se chamava Nélia Vitorino. O meu avô se chamava João Batista Matos. Ele viveu durante 113 anos. Minha avó paterna se chamava Ana Ribeiro. Meus avós maternos tinham uma pequena propriedade. Minha avó paterna morava na fazenda, mas não tinha grandes bens. INFÂNCIA Os meus primeiros irmãos, que eram gêmeos, morreram de pneumonia. Eu, para vir ao mundo, precisei de promessa, porque minha mãe sempre perdia os bebês. Passei uma infância muito feliz. Até os cinco anos de idade, fiquei em Quissamã. Depois, fui para Macaé. Nessa época, Quissamã era um distrito de Macaé. Morávamos numa fazenda e alguns empregados que vieram de uma outra fazenda estão na nossa companhia até hoje. Existe, inclusive, uma senhora chamada dona Cedália que foi mãe-de-leite das minhas irmãs. Hoje ela está com 95 anos. FAMÍLIA Meus pais morreram muito cedo. Minha mãe morreu de angina e meu pai de apêndice supurado, aos 54 anos de idade. Minha mãe, se não me engano, morreu com 50 anos ou 52 anos. ENSINO FUNDAMENTAL Nós brincávamos muito. Durante o meu curso primário, fui estudar em Quissamã, em um colégio interno de freiras. No ano seguinte, este colégio fechou. Hoje, essa escola é a sede da prefeitura de Quissamã. Em 1949, estudei em Macaé, na Escola Estadual Matias Neto. No ano seguinte, em 1950, aquele convento tinha reaberto. Meu pai me perguntou se eu gostaria de voltar para...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Edméa Alves Machado
Data: 21 de fevereiro de 2005
Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
Personagem: Edméa Alves Machado
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.