Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Edivaldo dos Santos
Por: Museu da Pessoa,

Edivaldo dos Santos

Esta história contém:

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Edvaldo dos Santos. Eu nasci em 13 de setembro de 1955, na cidade de Casa Branca, no estado de São Paulo.

INGRESSO NA PETROBRAS

Eu era funcionário da equipe de segurança que prestava serviço na Fepasa. Isso foi 1977, eu estava de plantão na portaria e um engenheiro passou lá e me convidou para o levar até a refinaria para fazer um concurso. Eu tinha um carro na época. Eu vim com ele até aqui. Ele tinha um amigo que trabalhava na Petrobras. Na portaria, enquanto ele entrou para conversar com o amigo, eu fiquei conversando com os vigias, e eles falaram: “Olha, está abrindo inscrição para trabalhar na refinaria. Por que é que você não faz.?” Aí eu fui lá, fiz a ficha de inscrição. Nós éramos em 1.687 candidatos para 34 vagas. Eu passei em 17º no concurso e fui admitido no dia 22 de maio de 1978, no cargo de operador de transferência e estocagem no Seteg.

SINDICATO UNIFICADO DE SÃO PAULO - REGIONAL CAMPINAS

Sou filiado ao sindicato desde 1980. Ocupei cargos, fui diretor em três gestões do sindicato, segundo presidente da ABCP - Associação Beneficente dos Petroleiros, no segundo mandato como diretor do que era DPAR - Departamento dos Aposentados de Campinas, hoje é Daesp. Sou vice-coordenador do Daesp – Departamento de Aposentados do Estado de São Paulo.

FAMÍLIA

Quando eu fui demitido em 1983, a minha vida mudou praticamente em tudo: no setor pessoal, financeiro, familiar. Minha esposa estava grávida. Minha filha nasceu no dia 15 de dezembro de 1983. E a gente tinha aquela vida com a empresa, apartamento financiado, assistência médica. De repente acabou tudo.

TRABALHO

Foi uma luta para recuperar a vida. Mas acabou dando certo: nós montamos um bar aqui na cidade, que era político na época, o Resistência. Era eu, o Deméter, o Pedrinho. Deu para dar uma levantada financeiramente e para abafar um pouco aquela mágoa de ter perdido o emprego na Petrobras.

RELAÇÕES COM O GOVERNO

Depois de 1985,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Edivaldo dos Santos
Local de produção: Paulínia
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Edivaldo dos Santos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Entre homenagens e dedicações
Vídeo Texto

José Rodrigues do Nascimento

Entre homenagens e dedicações
Tem que dar um passo atrás para poder avançar dois.
Vídeo Texto
A jóia da coroa
Vídeo Texto

Carlos Tadeu da Costa Fraga

A jóia da coroa
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.