Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

E A FICHA CAIU...

No silêncio de uma enfermaria do INCA, percorria as horas daquela madrugada agradável de outubro, me perguntando o que Deus queria me mostrar com tudo aquilo que acontecia diante dos meus olhos.

No dia seguinte, devido ao diagnóstico de câncer na tireoide, eu iria fazer uma cirurgia. Por um momento, me senti mal por estar bem, diante daquelas mulheres tão sofridas.

Eram 3 histórias e 3 lições de vida.

Quando fui internada naquela segunda-feira, sentei em uma poltroninha e voltei minha atenção ao estudo da numerologia. Fátima, na cama ao lado da minha, ao ver o livro, abriu um sorriso e ensaiou algumas palavras. Sim! Fátima era numeróloga amadora. Parecia cheia de vida, mas quando a noite chegou, junto vieram as dores... Quanto desespero! Quanto sofrimento!

Naquela mesma noite conheci o seu marido Paulo.

Trabalhava como jornaleiro e estava na casa dos seus 60 e poucos anos.

Ele, a princípio, era incansável. Fazia massagens e movimentava lentamente as pernas da esposa ao som dos seus gritos guturais. Já são meses de internação, pele amarelada, cansaço estampado no rosto e a esperança havia muito não batia à sua porta. O marido esgotado. Não dormiu à noite, pois Fátima o chamava o tempo todo pedindo que lhe virasse para em seguida começarem os gritos. Às 4h30min, o chamou novamente. Nada... de novo... nada... Foi avisada, por Lucia, a segunda interna do quarto, que ele já havia saído para trabalhar. Foi quando ela fez um muxoxo e não mais se movimentou, nem abriu os olhos. E assim ficou aguardando a volta do amado.

Lucia era a personificação da superação. Viúva há 3 meses, na casa dos 60 anos, não teve nem tempo de chorar a ausência do dileto marido, pois há dois meses soubera que estava com câncer na língua e linfonodos. Foi submetida a três cirurgias, sendo a última na tarde desta mesma segunda.

Demorou muito a voltar e as internas estavam preocupadas com ela. Trouxeram-na por volta dás...

Continuar leitura
Palavras-chave: lições, de, vida

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.