Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Dona Rosinha

Esta história contém:

Dona Rosinha

Rosalina Ferreira Terres, mais conhecida como Dona Rosinha, tem 67 anos e nasceu na cidade gaúcha de Passo Fundo.

Pessoa com um grande carisma e chamada carinhosamente pelos alunos como Tia Rosinha.

Sua infância teve início com fatos marcantes e cheios de emoção, pois perdeu sua mãe logo após seu nascimento e seu pai quando tinha cinco anos de idade e foi criada por outra família.

Estudou numa escola rural, bem distante da sua casa. Lembra-se com carinho da sua professora querida. Conta ela que seus colegas faziam muitas brincadeiras com ela, por ser a menor da turma. Uma vez até empurraram a coitadinha no rio.

Ela não conseguiu concluir seus estudos, cursou até a 5ª série, pois muitas vezes chegava à escola somente na hora do recreio, porque precisava ajudar nas atividades domésticas. Suas tarefas eram: arrumar a casa, carregar água na lata e acendia o fogo no fogão à lenha, que era uma chapa em cima de tijolos.

Dona Rosinha era uma sapequinha, pois suas brincadeiras preferidas eram subir em árvores, pular e tomar banho de cachoeira e jogar bola. Também se divertia fazendo comida de verdade.

Sua adolescência foi boa, mas sentiu muita falta de sua mãezinha no momento em que mais precisava.

Aos vinte anos conheceu o seu companheiro, onde tudo começou num namorinho de portão com um rapaz que morava ao lado de sua casa. Deste relacionamento nasceram quatro filhos, sendo três meninas e um menino. Hoje ela tem quatro netos e dois “emprestados”, filhos de sua afilhada, que adoram chamá-la de avó.

Nossa querida entrevistada mora no centro de Guaíba há uns quarenta anos, onde todos seus filhos nasceram. Antes ela achava o bairro mais bonito e tranquilo, de sua casa dava para enxergar o Lago Guaíba, não tinha poluição e suas águas eram limpas, não havia violência, tinham poucas ruas, mas agora mudou muito: tem violência, poluição e muitas construções.

Com muito carinho nos relatou que por vinte anos trabalhou em nossa...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.