Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Guiomar Vieira
Por: Museu da Pessoa,

Dona Guiomar Vieira

Esta história contém:

Dona Guiomar Vieira da Silva, filha do Senhor Zito Vieira de Santana e Joana Alves de Lima, nasceu em 23/03/39 na cidade de Valparaíso,interior de São Paulo e depois foi morar no Paraná.

Conta Dona Guiomar que seus pais eram agricultores, plantavam arroz, feijão, café e milho...Ela ajudava nos afazeres, plantava e colhia. Na invernada seus pais lidavam com criação de animais. Também tinha tempo para as brincadeiras, ela brincava com boneca feita de milho.

Dona Guiomar estudou até a 2º do antigo primário, hoje chamado ensino fundamental.

Em 1959 veio para São Paulo. Em 1971 já casada, morava no bairro do Ipiranga.Seus filhos estudavam na Escola Gentil de Moura. Morava em dois quartos, cozinha e um banheiro. Sentia que seus filhos estavam presos ali, era como numa cadeia, ela fazia as coisas dentro de casa e de tarde quando não agüentava o barulho e o marido já havia chegado do trabalho, corria para o meio da rua para as crianças brincarem.

Conta Dona Guiomar que ela e o marido juntaram dinheiro para comprar um terreno junto com um primo. Com emoção disse que quando chegou aqui teve vontade de voltar no mesmo caminhão que fez a mudança.A s casinhas ficavam umas longes das outras,não tinha muro nem nada,parecia pasto Aqui as crianças brincavam. As pessoas eram unidas e tudo era tranqüilo, não existia medo como agora. As crianças não brigavam não tinha discussão.

A escola do Jardim Romano,era uma casinha pequenininha,não tinha a 4º série,então matriculou seus filhos no Jardim das Oliveiras, era uma caminhada muito difícil

Através do tempo foi chegando muita gente. O marido quis mudar, mas ela não quis. Conta que falou ao marido que aqui tinha amigos, amizade com todo mundo Aqui os seus filhos tiveram infância com liberdade.

Contou-nos sorrindo sobre o tempo que fazia piquenique no Rio Tietê, disse que o rio era limpinho, a areia branquinha, depois começaram a tirar a areia em volta e as olarias faziam os tijolos para...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Dona Guiomar Vieira
Local de produção: Emef Capistrano De Abreu
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Guiomar Vieira

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Raízes que não devem ser perdidas
Texto

Marcos José dos Santos

Raízes que não devem ser perdidas
Um menino chamado Innocente
Texto

Celso Aparecido Innocente

Um menino chamado Innocente
A reciclagem que transforma vidas
Vídeo Texto
 A LINDA HISTÓRIA DE MÃE JÔ
Texto

Joana Benedita Candido

A LINDA HISTÓRIA DE MÃE JÔ
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.