Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Dona Elza, sua vida, suas memórias...

Esta história contém:

Dona Elza, sua vida, suas memórias...

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Elza Francisca de Souza, nasceu no dia 22 de maio de 1944, numa cidadezinha no interior do Espírito Santo chamada Alegre. Morava com seu pai, sua mãe e seus três irmãos.Sua mãe chamava-se Umbelina e seu pai José Joaquim. Quem escolheu seu nome, Elza, foi sua mãe em homenagem a sua avó que também se chamava Elza.

Quando criança gostava de brincar de comidinha, matar pintinho do vizinho, matar boneca, colocava suas bonecas em caixas de sapato e as enterrava no cemitério perto de sua casa.Depois de três dias Elza voltava ao cemitério para desenterrar suas bonecas.Sua melhor amiga na infância chamava-se Deusa.

A casa de sua mãe era muito pequena e não tinha luz elétrica, era iluminada por lamparina com querosene.Seu quintal tinha cachorro, galinha, muitos bichos mas não lembra o nome dos mesmos.

Quando pequena foi muito doente, assim dizia sua mãe, por este motivo demorou muito a falar e a andar.

Aos 7 anos começou a estudar numa escola chamada Grupo, onde levava quase duas horas andando até chegar lá. Mais ou menos vinte minutos dessas duas horas ela andava dentro de uma mata fechada no meio de cobras e outros bichos para chegar na escola.

Dona Cândida foi sua primeira professora e a que mais marcou. Elza fazia muita arte na sala de aula e não gostava muito de estudar, porém estudava.Quando aprontava a diretora a colocava de castigo no depósito de merenda da escola e quando era tirada de lá de dentro estava banhada de leite pois bebia os sacos de leite todinhos do depósito.

Aos seis, sete anos, era muito católica e participava de todos os trabalhos dentro da igreja. No mês de maio que é o mês de Maria, as crianças se vestiam de anjo para coroar os santos. Elza sempre era colocada para ser anjo da guarda, porém sempre teve vontade de coroar Maria, mas somente os filhos de fazendeiros e ricos que coroavam. Como era filha de lavadeira e era pobre somente se vestia de anjo da guarda e ficava escondida no fundo do altar no...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.