Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Thereza Santos
Por: Odirley Isidoro, 1 de janeiro de 2022

Documento Thereza Santos — A Malunga Guerreira Cap. dois

Esta história contém:

Documento Thereza Santos — A Malunga Guerreira  Cap. dois

“Thereza Santos para a sociedade e para comunidade negra Brasileira, foi uma Pré Marielle — (Marielle Franco)” Bailarino e Coreógrafo Ismael Ivo — (1955–2021)

A magia das luzes de néon, fizeram com que a jovem Jaci buscasse esperança dentro de sua essência, como uma flor, ela necessitava que Thereza viesse a desabrochar, viesse à tona. Mas como? Qual caminho seguir para que ela se liberte e coloque sua voz e seu talento latente para o mundo? Qual a melhor maneira para enxergar esta jovem mulher negra, que deseja não apenas resistir e sim existir? Depois de muitos problemas em sua família e principalmente com sua mãe, ela vai a luta e consegue entrar na Faculdade Nacional de Filosofia, momento de alegria? - Não! Ao chegar em casa e contar para os seus pais, sua mãe se irrita e não aceita.

Afinal este não era o destino que ela desenhava para sua filha. Porém seu Pai se enche de orgulho e ressalta a alegria e a oportunidade de um membro desta imensa família se tornar um diplomado. Neste momento ela sente o amparo de seu porto seguro e isto lhe traz confiança e esta atitude inflama Jaci, que mergulha de vez na Faculdade. Mesmo que ainda perdida entre panfletos e corredores, ela se encontra na União Nacional Estudantil (UNE) e no Centro Popular de Cultura (CPC). Neste novo cenário, ela se conecta e reencontra velhos amigos: Ari Toledo,Carlos Vereza, Carlos Fontoura, Ferreira Gullar, Haroldinho de Oliveira, João das Neves, Jorge Coutinho, Oduvaldo Viana e Tereza Aragão.

Rapidamente o entrosamento desta turma começa a surtir efeito e engajados eles começam a fazer Teatro em terminais de ônibus ou na Central do Brasil na hora do Rush, envolto de caixotes de frutas e legumes como cenários,ali eles transbordam a pura arte. E claro o bom público desperta a atenção da repressão, que vinha sempre fechar as cortinas a cada novo espetáculo. Mas a cada nova cena, o personagem Thereza Santos ganhava corpo, ganhava...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A epopeia de um burguês socialista
Vídeo Texto
Trazendo a cultura do café para a Amazônia
Vídeo Texto
Olhar inovador na arte
Vídeo Texto

Carlos Eugênio Trevi

Olhar inovador na arte
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.