Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Dizem as más línguas que bom escritor é aquele que consegue transmitir para o papel suas experiências de vida, então vamos lá. Eu nasci em Franca, no interior de São Paulo, no dia 31 de dezembro de 1974, minha tia escolheu o meu nome, Mirian, não tenho certeza, mas creio que a escolha foi feita em homenagem a uma irmã, que devido a um parto mal sucedido que minha mãe teve antes de mim, Palmira, nasceu morta.

Por causa dela, eu me chamo Mirian, Mirian Regina Pereira, mas costumo assinar apenas Mirian Pereira, sou descendente de uma família grande e muito querida, somos em seis, meus pais, Irineu e Odete, e dois casais, Sandra, eu, Ronaldo e Rodolfo, e muitos primos. Não tenho grandes recordações de quando era pequena. Lembro-me que sempre fui gorda, e pelas fotos confirmo que desde que nasci, faria parte do ciclo dos eternos regimes.

Conta minha mãe, que tirou minha chupeta cedo, por causa de minha irmã mais velha, pois ela tomava as minhas para chupar. Mas isso, eu não me recordo. Minha casa, meia água na época, casa pequena de três cômodos, morávamos nós e por lá passaram vários parentes, então sempre estivemos rodeados de gente. Meus avós morreram quando eu ainda era muito pequena, então não tenho muitas recordações, mas os irmãos caçulas de minha mãe foram criados por ela, então são para mim como irmãos mais velhos, Oracio e Silvana, todos juntos éramos osso duro de roer. Minha mãe sempre foi muito brava, controlava a todos com mão de ferro.

Certa vez, achamos uma moeda e pedimos para ir ao bar comprar bala, neste dia estávamos em 15 crianças em casa, e eu era a caçula, devia ter uns 5 anos. Minha mãe não autorizou, mesmo assim fomos, tios, primos e irmãos, para o bar no quarteirão da frente. Quando voltamos, encontramos minha mãe no portão, com chinelo na mão e fila para apanhar, em ordem de tamanho, eu a menor, era a última.Todos levaram uma chinelada na bunda e só, eu fugi, corri uns oito quarteirões,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.