Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Rossy Marinho Amoedo
Por: Mãe Òbá (Manuella Braga), 8 de junho de 2025

Do Curral à Arena: A Alma de um Bumbá

Esta história contém:

Do Curral à Arena: A Alma de um Bumbá

Vídeo

Rossy Maria Amoedo nasceu em 1977, em Juruti, no interior do Pará, filho de Rocy Pais Andrade de Amoedo e Holanda Marinha Amoedo.

Cresceu em um lar simples, cercado pela força do trabalho e pelo cuidado familiar. Seu pai era pescador; sua mãe, zeladora de escola. A infância foi vivida na periferia de Parintins, no Amazonas, para onde a família se mudou em busca de melhores oportunidades.

Caçula entre sete irmãos, Rossy teve uma infância modesta, mas marcada por criatividade e alegria. Brincava de papagaio, pião e bolinha de gude, brinquedos simples que ganhavam vida nas mãos das crianças da vizinhança. As broncas da mãe por passar horas no sol empinando pipa ainda são lembradas com um sorriso.

Com os pés no chão de terra e o olhar atento ao mundo ao redor, Rossy cresceu entre as dificuldades econômicas e os ensinamentos da mãe: “Estuda para ser alguém”.

Ainda sem saber o que era “ser alguém”, ele seguia tentando.

Começou a trabalhar cedo, vendendo pipoca e peixe com os irmãos. A escola, por outro lado, foi ficando para trás. As aulas eram longas caminhadas a pé e memórias fragmentadas — ele não se conectava com aquele ambiente.

Aos 12 anos, um missionário católico chamado irmão Miguel de Pascoal apresentou-lhe o mundo das artes. Pintura, modelagem, criatividade, tudo isso despertou em Rossy um novo olhar sobre si mesmo e sobre a vida. Um ano depois, aos 13, entrou pela primeira vez no galpão do Boi Caprichoso. E nunca mais saiu.

Começou como mascote. Observava, ajudava, aprendia. Naquela época, muita coisa ainda era feita em madeira, e o universo do boi encantava seus olhos. Aos poucos, passou a integrar a equipe de criação. Sem nunca ter planejado, estava construindo ali o seu caminho como artista. E encontrava no Boi Caprichoso um espaço de pertencimento, um lugar que seria seu por toda a vida.

Na adolescência, viveu as descobertas do primeiro amor, não correspondido e tornou-se pai aos 17 anos. O filho foi...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.