Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Diomedes Cesário da Silva

Esta história contém:

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Diomedes Cesário da Silva. Nasci em Orlândia, interior de São Paulo, em 16 de abril de 1949.

PAIS

João Cesário da Silva e Mafalda Massarioli da Silva. Meu pai é do interior lá de Pernambuco. Uma cidade chamada Bonito; ele migrou para São Paulo sozinho. A idade... Ele tinha alguma coisa próxima aí de 18, 20 anos. Alguma coisa assim.

Olha, eu acho que ele, como todo, quase todo nordestino, busca assim, uma perspectiva de uma vida melhor, né? E acho que era aquele período também da Revolução de 30, então aquela história de se alistar para fazer parte de uma, sei lá, ou de alguma aventura ou de alguma coisa que ele achava que para ele era importante. Assim, ele veio e acabou se engajando na polícia. A Polícia Militar do Estado de São Paulo. Não sei nem se o nome antigamente era Polícia Militar. Mas era, ele era um soldado. Ele acabou sendo destacado para o interior, onde ele acabou conhecendo a minha mãe, em Orlândia. Na verdade ele não veio direto para São Paulo. Ele passou pelo Rio de Janeiro também. Depois acabou indo para São Paulo. Quer dizer, as histórias ele contava muito pouco. Não era uma pessoa assim. Conversava, mas em alguns assuntos ele não detalhava muito assim a vida, como aquele nordestino sistemático, né? Que uma figura tão, o que eu sei era apenas isso: que ele passou por São Paulo, e pelo Rio e acabou-se fixando em São Paulo.

Meu pai era a pessoa, era o estereótipo assim durão. Ele era uma pessoa assim, mas ele era extremamente carinhoso e tal. E corintiano fanático, o que eu puxei, esse gene faz parte aí da... Embora meu irmão seja santista. Quer dizer, aquela geração degenerada, né? Do pró, na verdade gostava do, de ir para o futebol por causa do Pelé. Porque eu gostava de futebol porque eu gostava de futebol. Eu fui corintiano. E então, ele era uma pessoa extremamente carinhosa. As pessoas da cidade gostavam muito dele. E andava sempre com os bolsos cheio de bala....

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Diomedes Cesário da Silva
Local de produção: Rio De Janeiro, Rj
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.