Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 11 de dezembro de 2002

"Divisor de águas."

Esta história contém:

"Divisor de águas."

Vídeo

Meu nome completo é Diógenes Tavares de Melo Junior, nascido em Salvador, Bahia. Em 2 de janeiro de 1962.

Meu pai era petroleiro, minha mãe, petroleira. Meu pai não aposentou porque morreu antes, minha mãe aposentou na Petrobras. Entrei na área de segurança patrimonial, porque eu tinha vindo do Exército do NPOR ( Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva).

Eu entrei na Petrobras em 1983, em Salvador, como auxiliar de segurança. Depois fiz um curso para a área de operação. Era a vontade de mexer realmente com o cru - que a gente chama - com o petróleo. Realmente, aquela vontade que você têm de trabalhar com ele. Fiz o concurso e os cincos primeiros colocados, eles estavam admitindo imediatamente para trabalhar numa área em Pernambuco. A Petrobras estava construindo uma base lá. Como fui o segundo colocado, fui direto para lá. Fiquei por nove anos trabalhando lá, e depois vim para cá, porque minha ex-esposa é daqui de Campinas. Nós nos conhecemos lá em Pernambuco, casamos e tivemos filhos lá. Estou aqui desde 1991. Aqui foi que fiz o curso para área de transferência e estocagem, porque você pode optar, são várias áreas dentro de uma refinaria, tem a transferência e estocagem, a destilação, o craqueamento, tem utilidades e a área de manutenção.

Eu sou operador de petróleo I. O navio atraca em São Sebastião e bombeia o petróleo para a gente aqui. A gente recebe este petróleo, o operador de transferência e estocagem armazena nos tanques de cru, prepara este petróleo e manda o tanque para as unidades de destilação atmosférica. Esta unidade processa e manda para gente os derivados. E aí a gente armazena de novo GLP - gás de cozinha -, as naftas, que a gente vai transformar depois em diesel e em gasolina; o querosene de aviação, e os subprodutos, que são os asfaltos. Basicamente armazena, recebe, manda, recebe de novo e vende ou manda pelos oleodutos. A Replan tem sete oleodutos, sem contar com o...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Privilégio por participar da Petrobras
Vídeo Texto

Maurício França Rubem

Privilégio por participar da Petrobras
Uma outra história sobre a Petrobrás
Vídeo Texto
Vale a pena sempre lutar
Vídeo Texto

Germino Borges dos Anjos

Vale a pena sempre lutar
Antonio Aparecido Carrara
Vídeo Texto

Antonio Aparecido Carrara

Antonio Aparecido Carrara
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.