Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: , 19 de maio de 2001

Desejo de mudar as coisas

Esta história contém:

P/1 – Boa tarde!R – Boa tarde! P/1 – Por favor, seu nome completo, local e data de nascimento. R – Affonso Celso Prazeres de Oliveira, Rio de Janeiro, 25 de junho de 1939. P/1 – O senhor Affonso é morador aqui do centro de São Paulo, é síndico do Edifício Copan, né? R – Correto. P/1 – Senhor Affonso, como é que é viver aqui, morar aqui no centro de São Paulo? R – Olha, eu estou no centro da cidade desde... Voltando atrás, por volta de 1960. Sou caipira, vim do interior, ________ ter nascido no Rio de Janeiro, eu fui criado até os meus 17 anos em Valinhos, aqui no interior de São Paulo, junto de Campinas. Vim para cá como missionário, porque eu pertencia a uma igreja. Acabei indo para a Vila Matilde para ser professor, então eu dava aula no período da manhã. Eu entrava às 5 horas da manhã. Eu era revisor de uma revista da igreja. Às 8 horas eu dava aula para o primário, naquela época chamava de primário. E às 12 horas eu vinha para o centro da cidade, eu vinha para a Getúlio Vargas. À noite, no fim da tarde, eu voltava, dava curso à noite para o pessoal ali da região. Era um serviço voluntário. Eu vim para o centro da cidade por volta de 1960 e fui morar na Rua Capitão Salomão, ali no Paiçandu. Logo em seguida, em 1962, 1963, eu fui morar no Copan. Sempre achei ótimo nas minhas vindas do interior quando criança. Nós vínhamos comemorar nossos aniversários, era uma tradição de família: a gente vinha comemorar no salão de chá do Mappin, que era, para nós do interior, algo extraordinário. P/1 – O pessoal falou muito desse salão de chá, mas a visão de mocinhos. O senhor disse que era criança quando frequentava. Como é que era esse salão de chá visto por uma criança? Como é que era? R – Para mim é coisa de sonho. Ser acostumado no interior, uma vida muito mais simples. Inclusive na nossa época, quando fomos para Valinhos, nós fomos morar numa...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Qual é o seu centro? - CCBB

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de Affonso Celso Prazeres de Oliveira

São Paulo, 19 de maio de 2001

Código: CCBB_CB194

Transcrito por Erica Bortolotte

Revisado por Carolina Araujo Forleo

P/1 – Boa tarde!

R – Boa tarde!

P/1 – Por favor, seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Affonso Celso Prazeres de Oliveira, Rio de Janeiro, 25 de junho de 1939.

P/1 – O senhor Affonso é morador aqui do centro de São Paulo, é síndico do Edifício Copan, né?

R – Correto.

P/1 – Senhor Affonso, como é que é viver aqui, morar aqui no centro de São Paulo?

R – Olha, eu estou no centro da cidade desde... Voltando atrás, por volta de 1960. Sou caipira, vim do interior, ________ ter nascido no Rio de Janeiro, eu fui criado até os meus 17 anos em Valinhos, aqui no interior de São Paulo, junto de Campinas. Vim para cá como missionário, porque eu pertencia a uma igreja. Acabei indo para a Vila Matilde para ser professor, então eu dava aula no período da manhã. Eu entrava às 5 horas da manhã. Eu era revisor de uma revista da igreja. Às 8 horas eu dava aula para o primário, naquela época chamava de primário. E às 12 horas eu vinha para o centro da cidade, eu vinha para a Getúlio Vargas. À noite, no fim da tarde, eu voltava, dava curso à noite para o pessoal ali da região. Era um serviço voluntário. Eu vim para o centro da cidade por volta de 1960 e fui morar na Rua Capitão Salomão, ali no Paiçandu. Logo em seguida, em 1962, 1963, eu fui morar no Copan. Sempre achei ótimo nas minhas vindas do interior quando criança. Nós vínhamos comemorar nossos aniversários, era uma tradição de família: a gente vinha comemorar no salão de chá do Mappin, que era, para nós do interior, algo extraordinário.

P/1 – O pessoal falou muito desse salão de chá, mas a visão de mocinhos. O senhor disse que era criança quando frequentava. Como é que era esse salão de chá...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Na trilha acadêmica
Vídeo Texto

Hidembergue Ordozgoith da Frota

Na trilha acadêmica
Trazendo a cultura do café para a Amazônia
Vídeo Texto
Wilson Fernandes
Texto

Wilson Fernandes

Wilson Fernandes
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.