Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Paulo Duarte
Por: Paulo Duarte, 15 de março de 2024

Desconstruindo Paradigmas - Imersão no Processo Criativo

Esta história contém:

Desconstruindo Paradigmas - Imersão no Processo Criativo

A Arte Gráfica está muito bem representada no meio artístico de Campinas. O artista visual gráfico Paulo Duarte, por exemplo, renovou totalmente as artes gráficas por meio de uma exaustiva pesquisa na aplicação das tintas gráfica. O resultado sempre é exposto com inusitado sucesso. O que o artista bem merece.

Artistas contemporâneos sentem uma necessidade de se expressar de modo inovador.

O que acaba resultando em novos meios de expressão. Sendo assim, nas artes visuais emerge a vanguarda da arte, com o uso de novos meios e materiais, bem como, novos padrões criativos e o significado de novas formas de utilizá-lo. E é nesse espaço delimitado por essa diversidade que a nossa identidade visual aflora, nessa busca em integrar o novo e o conhecido em permanente construção.

O jovem Paulo Duarte, nascido na histórica cidade de Igarassu (PE), vem pra Campinas (SP), em 1975 e aos 13 anos, ele vai trabalhar na área das artes gráficas, na época da tipografia. Um período de muitas descobertas, se profissionalizando inicialmente como impressor tipográfico, depois impressor de Offset e colorista.

Nessa época se inicia nos caminhos da Arte, recebeu os ensinamentos da história abrangendo seis séculos de artes gráficas - a partir do século XV com a invenção da xilogravura.

Sempre o intrigou a ideia do design gráfico como uma única obra que se reproduzia infinitamente igual. Foi-lhe revelada a essência do trabalho de criação gráfica, sua efemeridade, sua existência limitada pelo uso, essencialmente utilitária, reprodutível e descartável e permanentemente igual. E seu conhecimento técnico se baseava no conhecimento de que as tintas usadas no processo gráfico são basicamente constituídas de resinas, pigmentos (corantes), veículos (vernizes), solventes e produtos auxiliares (ceras, secantes, etc.). E que para cada sistema de impressão emprega-se um tipo de tinta, com características específicas.

Até 1990, incorpora a...

Continuar leitura
Palavras-chave: legado

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

"É preciso rememorar pra transgredir"
Vídeo Texto
Legado sustentável
Vídeo Texto

Ricardo Voltolini

Legado sustentável
Ensinando o gringo a gritar gol
Texto

Daniela Rezende da Costa

Ensinando o gringo a gritar gol
Guardiões do equilíbrio
Vídeo Texto

Miriam Dina dos Santos Oliveira

Guardiões do equilíbrio
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.