Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Derval Ribeiro
Por: Museu da Pessoa, 24 de junho de 2009

Derval Ribeiro

Esta história contém:

Derval Ribeiro

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Derval Ribeiro, sou nascido e criado em São José dos Campos. Eu nasci no dia cinco de junho de 1964.

INGRESSO NA PETROBRAS

Na verdade eu vim oriundo do exército brasileiro. Eu estava servindo e depois tive uma passagem numa outra empresa aqui em São José dos Campos, na Johnson. Eu tinha feito curso do SENAI [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] em 1979, que foi o ano que eu entrei na Johnson também. Fiquei lá até meados de 1983, depois eu fui servir o exército em Caçapava , fiquei lá um ano e meio, e depois disso ainda passei mais seis meses na Johnson. Em 1985, a Petrobras abriu um concurso e entre 1500 candidatos, acabei tendo um êxito e fui aprovado em 13º lugar, num total de 15 vagas. Eu entrei na Revap [Refinaria Henrique Lage].

HISTÓRIA / CAUSOS / LEMBRANÇAS

Dos meus primeiros dias aqui na Revap eu me lembro como se fosse hoje. Não tínhamos nada, não havia informática, celulares, etc. Era tudo manual, na prancheta, caneta, era frente a frente com as pessoas. Era mais corpo a corpo, tínhamos uma mentalidade mais troncuda, hoje temos uma flexibilidade no tratar com as pessoas muito mais complexa do que antes. Quando eu entrei nós tínhamos mais ou menos uns 2 mil empregados. Hoje, o número de terceirizados é maior. Antes, os terceirizados eram somente para os serviços essenciais como o restaurante e a parte de limpeza. Hoje nós temos os contratos temporários de parada, de manutenção, de obras etc. A gente convive com muitas pessoas aqui dentro da refinaria. No passado o número de pessoas era menor, o trabalho era mais rotineiro. A gente andava muito de bicicleta. As rondas que fazíamos eram com aqueles veículos de época mesmo, como Kombis e Fuscas.

COTIDIANO DE TRABALHO

No meu trabalho nós atuávamos em torres de vigilância. Tínhamos uma convivência com grupos de trabalho. Quando eu entrei tínhamos 22 pessoas por grupo, hoje, temos o efetivo de cinco. Hoje é totalmente diferente....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.