Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Lolawena Enawene
Por: Museu da Pessoa, 17 de julho de 2024

Derati Heye Axahero - Aprendi observando

Esta história contém:

Derati Heye Axahero - Aprendi observando

Vídeo

Derati Heye Axahero - Aprendi observandoNascimento da aldeia HALATAIKWA KIWIXI AKWANEKWA, minha mãe dizia que eu estava nascia da manhã, eu tinha 06 irmãos foram falecidos, porque meus irmãos foram falecidos, tinha homem chamado DONESE ENAWENE ele soprava a minha mãe porque ela não gostava ele por isso que meus irmãos nascia todos mortos, por isso que minha mãe tomava um remédio medicina tradicional chamado OWATAKOTI para não engravidar tão rápido novamente, por isso que minha mãe ficava muito tempo sem filhos, enquanto isso a tia da minha mãe IYOTO fazia um remédio para ela engravidar novamente, por isso eu tive barriga da minha mãe, oloholi orientava minha mãe para não avisava para ninguém quando sentir o dor, quando a minha mãe sentia o dor meu pai avisava para o DONESE para ele preparar o remédio, quando eu nascia o DONESE trazia o remédio que ele preparou ele me banhava com remédio soprava meu ouvido e cuspiu na minha boca, ele me cuidava também para crescer bem, por isso que o DONESE avisava para o meu pai ele vai crescer bem ele vai ser seu jovem assim o DONESE dizia para o meu o meu pai, meu pai pagava para o DONESE com pinheira e ralador, quando o DONÃLI visitou o DONESE esteve lá ainda DONESE avisava para o DONÃLI nosso sobrinho nasceu! DONALI perguntou você soprou todo? ele respondeu sim! o DONESE ficava muito feliz comigo ele trazia o caldo de mandioca para a minha mãe que ele soprava, porque a minha mãe dizia que eu sou filho dele por isso ficava muito feliz e me cuidava muito também, ele me cuidava todos os dias com os raízes da erva, ele preparavam e sopravam os raízes da erva, com isso ele me banhava todos os dias, quando eu crescia ele fazia uma roça de cará para mim comer, o DONESE dizia para a minha mãe, eu mesmo fazer isso porque você não gostava de mim por isso que eu matei todos seus filhos assim o DONESE dizia para a minha mãe, por isso que a minha mãe apaixonada por ele. quando eu completei 5 anos...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Derati Heye Axahero - Aprendi observando
Data: 17 de julho de 2024
Local de produção: Brasil
Personagem: Lolawena Enawene
Pesquisador: Charles Pankararu
Entrevistador: Walitere Enawene
Entrevistador: Salomanero Enawenero
Vídeomaker: Yonaire Enawene
Vídeomaker: Kawari Enawene
Vídeomaker: Atolohe Enawenero
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Se lembro? Tudo me lembro!
Vídeo Texto

João Batista dos Santos

Se lembro? Tudo me lembro!
Mestre Sebastião, querido por Lampião
Vídeo Texto

Sebastião Clarindo Biano

Mestre Sebastião, querido por Lampião
Uma artista do Jequi
Vídeo Texto

Maria Lira Marques Borges

Uma artista do Jequi
O canto do povo Kaxinawá
Vídeo Texto

Kixti Huni Kuin

O canto do povo Kaxinawá

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.